Projeto oferece acompanhamento pedagógico especializado a alunos com diagnóstico de dislexia, TDAH, limítrofes ou transtorno de aprendizagem
A Prefeitura de Vinhedo está oferecendo acompanhamento pedagógico especializado a estudantes com diagnóstico de dislexia, transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), limítrofes ou com outro transtorno de aprendizagem. O programa Ressignificando a Aprendizagem é voltado para estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal. Teve início em março e envolve desde a formação dos especialistas até o atendimento para as crianças, através da Coordenação de Educação Especial da Secretaria de Educação.
O programa teve início este ano com diversas ações realizadas para que se concretizasse, como a apresentação para as equipes gestoras do Ensino Fundamental I, encontros de orientação aos coordenadores pedagógicos e famílias de alunos que fazem parte do público alvo. Também foi realizada reunião com a equipe de saúde, com a presença de psicólogos, fonoaudiólogos e psicopedagogos.
Após as etapas iniciais, os atendimentos aos alunos começaram a ser realizados nas Unidades Educacionais e espaços públicos em parceria com Secretaria de Assistência Social. Esses professores atendem alunos que têm diagnóstico de transtornos a partir de avaliações de médicos e especialistas em saúde.
O atendimento pode ser individual ou em pequenos grupos, conforme a necessidade de cada aluno, que geralmente acontece uma vez por semana. Segundo a Secretaria de Educação, nos atendimentos são trabalhadas as questões referentes às defasagens na aprendizagem que esses alunos apresentam, com atividades para que eles tenham o apoio e os recursos necessários para o desenvolvimento escolar. O programa Ressignificando a Aprendizagem será realizado durante todo o ano letivo de 2022.