07 JUN 2023
Vinhedo terá exposição inédita sobre Adoniran Barbosa
As obras podem ser visitadas a partir de segunda-feira (12) no Memorial do Imigrante
O Memorial do Imigrante ‘Tuto Gasparini’ recebe, a partir da próxima segunda-feira (12), a exposição “O Samba Italiano de Adoniran Barbosa”, que reúne oito telas de grafiteiros da periferia de São Paulo.  A mostra faz parte das comemorações dos 121 anos da Associação Italiana de Vinhedo em parceria com a Prefeitura e fica em cartaz até o dia 30 de junho.
“Esta é quarta exposição que Vinhedo recebe em 2023, já tivemos os quadros do artista Elvis da Silva, as maquetes do Sr Odyr, as mais de 100 obras da Mostra Vinhedense de Artes Visuais e agora estes lindos painéis em homenagem ao mestre Adoniram Barbosa. Venha prestigiar e visitar nosso Memorial e nossa Central de Informações Turísticas que foram reformados e reabertos”, convida o prefeito Dr. Dario Pacheco.
João Rubinato – mais conhecido como Adoniran Barbosa, morreu há 40 anos, no dia 23 de novembro de 1982. O compositor de ‘Saudosa Maloca’, ‘Trem das onze’, ‘Tiro ao Álvaro’, entre outros grandes sucessos, é considerado o pai do samba paulista e responsável por retratar o cotidiano das camadas mais pobres da população urbana brasileira.
O tributo ao sambista (1910-1982), ícone paulistano, marca os quarenta anos da sua morte, completados em 2022. As obras já ficaram expostas no ano passado, como parte da programação das Fábricas de Cultura da Zona Leste da Capital Paulista, São Bernardo do Campo e Santos e durante o mês de fevereiro deste ano, foi reaberta a Exposição no Circolo Italiano di San Paolo – na Capital Paulista.
Vinhedo é a segunda cidade que irá receber as obras através de uma parceira do COMITES SP – Comitê dos Italianos do Exterior de São Paulo, por meio  das Comissões Interior e Cultura e o Museu Catavento e suas Fábricas de Cultura.
“Todas as Associações que estamos fazendo contato, estão animadas em poderem viabilizar a Exposição em suas cidades, recebendo algo realizado na Capital Paulista e podendo viabilizar no interior. Uma exposição com esta qualidade e podendo também homenagear este grande artista paulista reconhecido nacional e internacionalmente, que representa a italianidade com sua simplicidade e criatividade, é realmente uma atração imperdível”, destaca o Coordenador da Comissão Interior, Sebastião Zoli Júnior.
Obras
Cada tela é inspirada em uma canção de Adoniran, como ‘Despejo na Favela’, ‘Torresmo à Milanesa’ e o clássico ‘Trem das Onze’. Os grafiteiros que assinam as obras são Pandora, Ana Kia, Fixxa, Tia Bob, Bie, Robs, Genesis e Pow.
A mostra tem apoio da Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com o COMITES SP, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, e da Organização Social de Cultura (OS) Catavento e suas Fábricas de Cultura.

‘O Samba Italiano de Adoniran Barbosa’
Visitação: 12 a 30 de junho, de segunda a sexta, 8h às17h e domingo dia 25, das 09h às 12h.
Memorial do Imigrante ‘Tuto Gasparini’(Avenida dos Imigrantes, 605, Jardim Itália – Vinhedo.)
Autor: Ana Cândida Briski