02 OUT 2023
CONSELHOS MUNICIPAIS
Conselho Tutelar de Vinhedo é renovado em 100%
Foto: Eliel Rezende
Eleição aconteceu neste domingo, 1º de outubro, com a participação de 3.610 eleitores da cidade
O domingo, 1º de outubro, foi marcado pela eleição dos novos conselheiros tutelares em todo o país. Em Vinhedo, 3.610 eleitores compareceram às urnas e votaram pela renovação, em 100%, dos 5 cargos disponíveis na cidade.

O psicopedagogo Gefersson Graça, de 35 anos, foi o mais votado, conquistando 412 votos. Voluntário do Instituto Itacolomi, localizado na Capela, ele dá aula particulares para adolescentes.

Em segundo lugar, com 369 votos, ficou com Mari Batistella. Casada, com 40 anos de idade, é mãe de Beatriz e Maria Eduarda. Formada em pedagogia, trabalha como empreendedora, e já atuou como estagiária no ensino fundamental II e professora de educação infantil.

Na sequência, foi eleita Adriana Martins Mendes de Sena, com 317 votos. Aos 37 anos de idade, é casada e tem três filhos: Douglas, Daniel e Isabele. Psicóloga, tem experiências no atendimento à crianças e adolescentes, em instituições, além de atender na rede de educação do Estado.

A quarta vaga ficou com Bernadete de Morais, eleita com 294 votos. Formada em Magistério, Análise de Sistemas e Teologia, é vice-presidente do Conselho Consultivo da Associação Cristã Acolher Cuidar Ensinar e Servir (Aces), da qual é uma das fundadoras. Também é conselheira de famílias e jovens, e gestora de ensino religioso ao público infantil. Casada, é mãe de Bruna e Isabela.

E, com 292 votos, a quinta vaga foi conquistada pela pedagoga Patrícia Gomes, de 26 anos. Casada, e mãe de Maria Helena, já trabalhou como professora auxiliar na educação infantil e anos iniciais.

A eleição para o Conselho Tutelar, da mesma forma que em todas as cidades, foi de responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que, na próxima terça-feira (3 de outubro), homologa o resultado com a publicação no Diário Oficial da cidade. Já a posse, também como em todo o país, está marcada para 10 de janeiro de 2024, com mandato de quatro anos.

Suplentes

O resultado também apontou os cinco suplentes que, pela ordem, assumem em caso de algum impedimento dos titulares eleitos. Tatiani Santana Santos, com 261 votos (1º suplente); Núbia Balbino, com 235 votos (2º suplente); Aline de Souza Scagliusi, com 186 votos (3º suplente); Danielle Souza, com 175 votos (4º suplente); e Juliana Bezerra Andrade, com 172 votos (5º suplente).

As urnas, em Vinhedo, também registraram 7 votos nulos e 1 único voto em branco. E vale destacar que, com o apoio da Justiça Eleitoral, em todo o país, foram utilizadas urnas eletrônicas.

O que faz um conselheiro tutelar?

De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o conselheiro tutelar surgiu para garantir os direitos de crianças e adolescentes previstos na lei. Também são responsáveis por promover o encaminhamento de situações aos pais e responsáveis, por meio de um termo de responsabilidade.

A função foi determinada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado em 1990.

Conforme o ministério, os conselheiros são também considerados lideranças comunitárias, por isso são escolhidos por votação popular. Eles devem estar ligados à comunidade que moram e atentos às violações para transformar a realidade das comunidades.

Outras atribuições que fazem parte da função de conselheiro:

•    Dar orientação, apoio e acompanhamento;
•    Acompanhar matrícula e frequência obrigatórias em estabelecimento de ensino, se necessário;
•    Inclusão de crianças e adolescentes em serviços e programas oficiais ou comunitários de proteção, apoio e promoção da família, da criança e do adolescente;
•    Pedido de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial e a inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos, dentre outras competências;
•    Fiscalizar;
•    Promover ações ligadas a prevenir e conscientizar.