17 NOV 2023
Semana da Consciência Negra tem início neste sábado em Vinhedo
Serão sete dias de atividades para celebrar a cultura negra e combater o racismo em diferentes locais do município
Começa neste sábado (18), a Semana da Consciência Negra de Vinhedo, com uma série de atividades em diferentes locais do município. O evento é promovido pela Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. As atrações são gratuitas.

A Praça Aurora Sudário sedia neste sábado das 16h às 20h a Batalha de Rima, seguida do Piquenique do Empoderamento no dia 19, das 9h às 13h, no Parque Ecológico da Capela, onde haverá oficina de bonecas Abayomi, oficina de turbante, samba de roda de Dona Maria, e a apresentação do Baque Mulher Vinhedo/Valinhos.

No dia, 20, segunda-feira, feriado estadual, a partir das 9h, haverá a inauguração do Monumento em Homenagem ao Samba de Bumbo em Vinhedo, na Praça Aurora Sudário, projetado e executado pelo artista Ruy Sauerbronn. Também haverá apresentações diversas de samba de roda.

Haverá, ainda, no dia 21, às 19h, a palestra ministrada pelo Mestre em História da África pela Unicamp e consultor de história afro pela Unesco, Guilherme Oliveira, intitulada “O Ensino de História e Cultura Afro nas Escolas Vinhedenses”, em menção aos 20 anos da Lei Federal 10.639, na Câmara Municipal de Vinhedo.

Dia 22, às 19h, a roda de conversa “Pretos em Roda” será intermediada pelo Movimento Negro de Vinhedo no Instituto Itacolomi, na Capela.

No dia 24, às 19h, o Sarau Sankofa realiza uma apresentação de forró de rabeca de ‘As Abacateiras’, e ‘Trançando nas Ruas’, atividade realizada pela ‘A Garagem Black’ na Praça Geraldo Thomé no Jardim Três Irmãos. E, para fechar a semana, ‘Hip Hop Move Fest’ acontecerá no dia 25 no mesmo local, das 13 às 21h.

18 – Batalha De Rima na Praça, das 16h às 20h, na Pç. Aurora Sudário;
19 – Piquenique do Empoderamento, das 9h às 13h, no Pq. Ecológico da Capela;
20 – Inauguração do Monumento em Homenagem ao Samba de Roda em Vinhedo, a partir das 9h, na Pç. Aurora Sudário;
21 – Palestra “O Ensino de História e Cultura Afro nas Escolas Vinhedenses”, às 19h, na Câmara Municipal de Vinhedo;
22 – Pretos em Roda, às 19h, no Instituto Itacolomi, na Capela.
24 – Sarau Sankofa, às 19h, na Pç. Geraldo Thomé, no Jd. Três Irmãos;
25 – 5º Hip Hop Move Fest, das 13h às 21h, na Pç. Geraldo Thomé, no Jd. Três Irmãos.
Autor: Ana Cândida Briski