05 JAN 2024
OBRAS PÚBLICAS
Prefeitura investe R$ 650 mil na troca de telhado da EM “Prof. Ricardo Junco Neto”
A unidade já vinha passando por uma série de reformas gerais, incluindo correções no sistema de esgoto, reforma completa de todos os banheiros, pintura interna e externa
No intuito de promover melhorias estruturais na Escola Municipal “Prof. Ricardo Junco Neto”, localizada na Vila João XXIII, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, deu início, no final do mês de dezembro, a troca de todo o telhado da unidade, abrangendo tanto a estrutura da escola quanto a da quadra esportiva, sendo planejada a instalação de telhas metálicas do tipo trapezoidal.
O investimento para essa reforma é de aproximadamente mais de R$ 650 mil, e a previsão de conclusão dos trabalhos no telhado do prédio principal é de até 31 de janeiro e na quadra até 29 de fevereiro. Esta iniciativa visa também, minimizar os impactos nas atividades escolares, ao realizar parte das obras durante o período de férias dos alunos.
Além disso, a EM “Prof. Ricardo Junco Neto” já vinha passando por uma série de reformas gerais, incluindo correções no sistema de esgoto, reforma completa de todos os banheiros, pintura interna e externa, além da ampliação das instalações sanitárias destinadas aos professores. Vale ressaltar que a substituição do telhado só estava pendente, pois aguardava a conclusão do processo licitatório.
A realização dessa fase da reforma consolida mais uma ação do governo municipal no aprimoramento das condições das instituições de ensino. "Estamos investindo em espaços mais adequados e equipamentos modernos, garantindo que nossos estudantes tenham as melhores condições para aprender e se desenvolver. Acreditamos que um ambiente educacional estimulante é fundamental para o sucesso acadêmico", comenta a secretária de educação, professora Rogéria Nicoletti.

Outras Obras
A reforma na EM “Prof. Ricardo Junco Neto” faz parte de uma série de investimentos realizados pela Prefeitura de Vinhedo na rede municipal de educação. Até o momento, cerca de mais de R$10 milhões já foram investidos em diversas escolas, abrangendo desde pequenas intervenções até reformas estruturais.
Além da Escola Municipal, outras instituições já passaram por intervenções. Como a EM “André Franco Montoro”, que tem um investimento previsto de R$ 2,5 milhões com reformas, e está em obras para garantir a substituição completa do telhado, colocação de telhas metálicas trapezoidais e uma estrutura metálica de apoio, troca de toda a rede elétrica e iluminação por LED, a substituição do forro por um sistema de PVC em placas removíveis, além de muitas outras melhorias.
Outra Escola Municipal que também passou por uma reforma geral foi a “Jair Mendes de Barros”, que incluiu a substituição do telhado e do forro, bem como a pintura interna e externa da escola. Da mesma forma, na EM "Maria de Lourdes Von Zuben", a reforma concentrou-se na substituição do telhado, além da realização de pintura interna e externa tanto na escola quanto na quadra.
Todas as obras estão sendo conduzidas de acordo com uma priorização estabelecida, e continuarão a acontecer nos próximos meses, com mais investimentos.
Fonte: Fotos: Cristina Pires e Flávio Cremasco
Autor: Camille Heinzl