10 JAN 2024
Conselheiros tutelares do município tomam posse
Foto: Eliel Rezende
Órgão foi renovado em 100% para o quadriênio 2024-2028

Os novos conselheiros tutelares de Vinhedo, que assumirão o mandato para o quadriênio 2024-2028, tomaram posse na manhã desta quarta-feira, 10 de janeiro. O novo colegiado foi escolhido através da eleição que ocorreu em outubro passado, reunindo mais de 3,6 mil eleitores e, pela primeira vez, contou com urnas eletrônicas. Todo o processo, conforme a lei, foi de responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Foram eleitos Gefersson Graça, Mariane Batistella, Adriana Martins Mendes de Sena, Bernadete de Morais e Patrícia Gomes. E os resultados também determinaram os cinco suplentes, que assumirão em caso de vacância dos titulares. São eles: Tatiani Santana Santos (1ª suplente), Núbia Balbino (2ª suplente), Aline de Souza Scagliusi (3ª suplente), Danielle Souza (4ª suplente) e Juliana Bezerra Andrade (5ª suplente).

Durante a cerimônia de diplomação e posse, no discurso, o prefeito de Vinhedo, Dr. Dario Pacheco, comemorou a lisura do processo e ainda falou da importância do Conselho Tutelar na garantia de políticas públicas. “Cada novo membro traz consigo novas ideias e perspectivas, refletindo a evolução contínua de nossa cidade e de suas necessidades. E tenham a certeza de que somos parceiros nesta missão. Com nossas políticas públicas, garantindo o desenvolvimento da nossa infância e juventude, em todas as áreas, estamos evoluindo”, completou o prefeito.

Além do prefeito, o evento contou com a presença do promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude, Dr. José Cláudio Tadeu Baglio, da Juíza que responde pela Infância e Juventude, Dra. Érica Midori Sanada, da secretária de Assistência Social, Cristina Mazon, dos vereadores Inês Diogo, Thiago de Paula, Márcio Melle, Nayla de Souza, Mazinho, Rodrigo Luglio e  Luiz Vieira, e do presidente do CMDCA, Luã Nikolas Mota da Silva, que conduziu a cerimônia.

“Hoje estamos aqui não somente para a cerimônia de posse, mas também para falarmos do futuro de Vinhedo, o que mais importa em nosso município são as pessoas, os jovens. Aqui é efetivamente um momento de maturidade e um momento de assegurar o futuro, em um trabalho que não é fácil, mas onde os conselheiros respondem com excelência”, enfatizou o promotor Dr. José Cláudio Tadeu Baglio.

Missão

O Conselho Tutelar é um órgão colegiado permanente e autônomo vinculado administrativamente à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, encarregado da proteção dos direitos da criança e do adolescente. Os conselheiros tutelares têm responsabilidades como o atendimento a crianças, adolescentes, com orientação aos pais ou responsáveis.

“Estamos juntos e é juntos que se constrói toda uma política. É assim que a Secretaria entende e é assim que a Secretaria continuará construindo um Conselho cada vez mais forte, e com isso crescermos para proporcionar o melhor para as nossas crianças”, acrescenta Cristina Mazon, secretária de Assistência Social.

No final do evento, com a nomeação feita pelo presidente do CMDCA, os novos representantes receberam um diploma oficializando a nomeação e Luã Nikolas Mota, agradeceu aos novos e antigos membros do Conselho. “Pela primeira vez a Justiça Eleitoral deu apoio ao processo de eleição do Conselho Tutelar a nível nacional, facilitando o processo eleitoral dos conselheiros. Agradeço aos que deixam a função, e que, com muita dedicação realizaram um excelente trabalho com foco na garantia de direitos de crianças e adolescentes. E tenho certeza que os novos representantes também farão”, finalizou ele.