População pode se engajar nas comemorações enviando fotos de gastronomia e decoração inspiradas na Itália
A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e com o apoio da Associação Italiana de Vinhedo, preparou uma série de atividades para marcar os 150 anos da imigração italiana no Brasil.
“Nosso estado e nossa cidade tem uma rica herança italiana e queremos transformar a celebração em algo especial, envolvendo a todos os amantes da cultura italiana”, explica o secretário de Cultura e Turismo, Renato Romanetto.
A partir do próximo dia 22 de fevereiro, quinta-feira, o Memorial do Imigrante ‘Tuto Gasparini’ abre as portas para a mostra de artes “Chiara, a Beleza da Arte em Vinhedo”. A artista plástica vinhedense Chiarina Viscardi, mais conhecida como Chiara, tem uma mistura de Brasil e Itália em sua vida e, recentemente, realizou sua terceira exposição internacional em setembro na Itália, na “Orto Sassolini Art Exhibition in Historic Larden”, onde a artista conquistou o 3ª lugar com a obra “A violinista”.
A mostra, a qual a artista de Vinhedo ganhou, faz parte da rota do Chianti, uma das mais importantes exposições da região da Toscana, na Itália, e, agora, as obras e os quadros inéditos ficam expostos aqui em Vinhedo.
E em abril e março o Memorial irá receber as exposições de painéis em grafite relacionadas às Rondas de Paulo Vanzolini e Le Pera, um Tango Brasileiro.
A população também pode participar, com decorações inspiradas na gastronomia e tradições italianas. Até 27 de fevereiro, as pessoas podem dar vida às suas decorações inspiradas na Itália e compartilhar suas fotos com as hashtags #150IMIGRAÇÃOITALIANA #150IMMIGRAZIONEITALIANA e marcar @PREFEITURADEVINHEDO, @TURISMOESTADOSP E @ITALYINSAMPA.
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo promoverá uma votação pública nas redes sociais.
Serviço:
“Mostra Chiara, a Beleza da Arte em Vinhedo”
De 22 de fevereiro a 24 de março
Memorial do Imigrante “Tuto Gasparini”
Aberto de segunda a sexta-feira das 9h às 17h
Sábados das 9h às 12h e no último domingo do mês das 9h às 12h
Entrada Franca
Autor: Ana Cândida Briski