Vinhedo foi reconhecida por suas iniciativas de preservação ambiental no 17º Prêmio RAC-Sanasa de Responsabilidade Ambiental, uma parceria entre o jornal Correio Popular, do Grupo Rede Anhanguera de Comunicação (RAC), e a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa). O município destacou-se em duas categorias: Serviço Público, com o Projeto de Educação Ambiental "Agrofloresta de Bolso", e Terceiro Setor, com o Projeto de Logística Reversa do Ceprovi.
O evento de premiação ocorreu na última segunda-feira (29). A 17ª edição contou com a divulgação de 38 iniciativas que buscaram promover a educação ambiental, a preservação dos recursos naturais e as práticas de sustentabilidade. Foram nove contemplados, três em cada categoria (Público, Privado e Terceiro Setor).
O Projeto "Agrofloresta de Bolso", realizado no CEI Rei Leão, conquistou o terceiro lugar na categoria de Serviço Público. O objetivo deste projeto foi promover a Educação Ambiental, introduzindo áreas verdes na escola e incentivando uma alimentação saudável através do cultivo de pomares de frutíferas nativas da Mata Atlântica, hortas e plantio de leguminosas para recuperação do solo.
A iniciativa envolveu alunos, educadores, voluntários e comunidade em geral, contando com o apoio da empresa Raymond, dos Escoteiros da Capela e do Coletivo Refloresta Vinhedo. A participação das crianças no cultivo da "agrofloresta de bolso" foi destacada como uma oportunidade única de aprendizado sobre o ciclo da natureza e o processo de produção de alimentos. “Foi muito importante para as crianças conhecerem o ciclo da natureza e aprender a esperar o momento certo da colheita" comentou Mileni Pulga, diretora do CEI Rei Leão.
A inclusão dessas atividades ambientais nas escolas municipais de Vinhedo reflete a preocupação e o compromisso do município com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.