Ativação da estação vai ampliar em 77% a capacidade de tratamento, de 260 para 460 litros por segundo.
A Estação de Tratamento de Água (ETA) 3 está prestes a iniciar suas operações aumentando em 200 litros por segundo a oferta de água para o abastecimento da cidade. Nesta semana, teve início a fase de testes dos equipamentos e dispositivos, com previsão de pré-operação em breve. A expectativa é que a estação esteja em pleno funcionamento até o final deste ano.
Inaugurada em 2017, a ETA 3 enfrentou problemas estruturais que a impediram de operar. No entanto, após as obras de adequação realizadas pela Prefeitura de Vinhedo, a estação está apta e será essencial para equilibrar a distribuição de água no município.
Estrategicamente situada no bairro São Joaquim, a ETA 3 foi projetada para diminuir a sobrecarga da ETA 1, que atualmente opera acima de sua capacidade. Com capacidade para tratar 200 litros por segundo, equivalente a aproximadamente 720 mil litros por hora, a a nova estação aumentará a capacidade de tratamento total em 77%, passando de 260 litros por segundo para 460 litros por segundo. Essa expansão trará maior segurança hídrica para a cidade pelos próximos 20 anos.