Durante patrulhamento realizado pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Vinhedo na tarde de terça-feira (22), uma equipe da ROMU deteve um menor de idade suspeito de tentativa de furto em uma farmácia .
A ação teve início quando os agentes visualizaram uma funcionária do estabelecimento discutindo com um indivíduo em frente ao comércio, gritando que ele havia praticado furto no local. A equipe prontamente realizou a abordagem do suspeito, que portava uma sacola de papelão vazia e um saco preto com revestimento interno de alumínio.
Segundo relatos, o adolescente estava acompanhado de um homem que o aguardava em um veículo branco estacionado em uma rua lateral. A responsável pela farmácia informou que o suspeito entrou no local com a sacola, permaneceu em atitude suspeita e tentou desviar a atenção da equipe. Após análise das câmeras de segurança, foi constatado que ele escondia produtos furtivamente na sacola revestida com material metálico.
Abordado pela funcionária, o adolescente devolveu os produtos a uma cesta e tentou sair do estabelecimento, sendo seguido pela funcionária até a chegada da viatura. A equipe localizou o veículo nas imediações e identificou o condutor, que alegou ser motorista de aplicativo e estar aguardando um passageiro. Posteriormente, o menor afirmou que o motorista o acompanhava em locais onde cometia furtos, tendo ciência dos atos.
Todos os envolvidos foram conduzidos à delegacia de polícia. Os produtos que o menor tentou subtrair foram apresentados pela responsável da farmácia, totalizando R$ 808,00. No interior do veículo foram localizados diversos itens, entre eles:2 caixas de morango; 1 bolsa azul; Produtos de higiene e cosméticos, como protetores solares, soluções clareadoras e cremes dermatológicos e 24 caixas de paçoquinha.
Durante o registro da ocorrência, três aparelhos celulares foram apreendidos: dois pertencentes ao menor e um ao condutor do veículo. O motorista foi ouvido e liberado juntamente com o veículo, uma vez que não foi possível identificar vítimas relacionadas aos demais produtos encontrados.
O menor foi apreendido por ato infracional e, após a elaboração dos documentos legais, foi encaminhado à Fundação Casa de Franco da Rocha para as medidas socioeducativas cabíveis.