Iniciativa visa garantir a ordem pública e combater práticas que geram incômodos à comunidade
Na última sexta-feira (8), a Guarda Civil Municipal de Vinhedo realizou mais uma operação para coibir perturbação de sossego no município. Segundo informações do COI (Centro de Operações Integradas) de Vinhedo, na Praça Padre Luiz Sais, Centro Cultural da Vila João XXIII, moradores relataram que grupos de jovens têm se reunido no local para consumo de bebidas alcoólicas, praticando algazarras, causando incômodos e perturbando a vizinhança.
Durante o patrulhamento pelo local, os agentes flagraram um indivíduo em uma bicicleta motorizada de fabricação artesanal realizando manobras perigosas, colocando em risco motoristas, pedestres e a própria segurança. Ao receber ordem de parada, o condutor desobedeceu e empreendeu fuga, sendo acompanhado até a Vila Santana, onde caiu no cruzamento da Avenida Pinheiro com a Rua Itatiba. Ele fugiu a pé, deixando a bicicleta motorizada no local. O veículo foi recolhido e encaminhado à base da GCM de Vinhedo, resultando no recolhimento da bicicleta por não atender às regulamentações do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).
A GCM reforça que a perturbação de sossego público é uma infração prevista em legislação municipal (Lei nº 908/79 c/c Decreto nº 77/14) e pode resultar em multas de até 50 UFMV, além de possível encaminhamento à delegacia por se tratar de contravenção penal, conforme previsto no artigo 42 da Lei das Contravenções Penais (Decreto-Lei nº 3.688/41). As operações seguirão ocorrendo para garantir a ordem e a tranquilidade pública, e a população é incentivada a denunciar casos por meio dos canais oficiais.