A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, está intensificando as ações de conscientização durante a campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. Como parte das atividades, o novo panfleto informativo sobre violência doméstica e familiar começou a ser distribuído nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outros equipamentos públicos da cidade.
O material orienta a população sobre como agir em diferentes situações. Em casos de violência que estejam acontecendo no momento, a recomendação é ligar para o 190, da Polícia Militar. Quando houver descumprimento de medidas protetivas de urgência, o contato indicado é o 153, da Patrulha Maria da Penha. Já para mulheres que necessitam de apoio especializado para romper o ciclo da violência, o encaminhamento pode ser feito pelo CREAS, no telefone (19) 3876-7400 – Ramal 1950. O panfleto também indica que situações que exigem registro formal devem ser encaminhadas à Delegacia, onde funciona a Sala Lilás, ambiente preparado para acolher mulheres em situação de violência com segurança e sensibilidade.
Além de explicar os caminhos de proteção, o material destaca as distintas formas de violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial, reforçando que todas são sérias e precisam ser identificadas, reconhecidas e denunciadas. A distribuição ampla do panfleto busca assegurar que mais mulheres, famílias e profissionais tenham acesso imediato às informações corretas e saibam onde buscar ajuda.
Você também pode ter acesso a esse documento clicando
aqui e fazendo o download.