Na manhã desta terça-feira, dia 19, vereadores e secretários municipais tiveram a oportunidade de acompanhar as obras e melhorias realizadas na Santa Casa de Vinhedo, que caminha para sua reabertura total, em breve. O convite foi feito pelo prefeito Jaime Cruz; pelo secretário de Saúde, José Luís Bernegossi; e pelo gestor geral do hospital, Celso Beltramini.
Acompanharam a visita o presidente da Câmara Municipal, Marcio Melle; os vereadores Ana Genezini, Paulinho Palmeira, Nil Ramos, Dario Pacheco, Aparecida Dias (Bacural), Valdinei Naponuceno (Jovem) e os secretários Claudineia Vendemiatti Serafim (Educação), Iolanda Dias (Assitência Social), Adriano Corazzari (Governo), Glauco Ferreira (Obras), Adriano de Souza (Esporte e Lazer), Marcos Ferraz (Indústria, Comércio e Agricultura), Marcio Campos – Balu (Habitação), Geraldo Rodrigues Frois – Cidinho (Serviços), Wagner Pavarin (Cultura e Turismo), Eduardo Gelmi (Administração), Paulo Mattos (Controlador Geral interino), Danilo Ferraz (superintendente da Sanebavi); além de diretores e funcionários da Prefeitura e da Santa Casa.
No local, as autoridades acompanharam a implantação do Sistema de Climatização e Controle de Contaminação no Centro Cirúrgico e na UTI – Unidade de Terapia Intensiva, áreas em reforma na Santa Casa de Vinhedo. Os dutos do sistema já foram colocados e, na sequência, será implantado o equipamento que é específico para ser utilizado em área hospitalar.
“Com implantação total do Sistema de Climatização e Controle de Contaminação conseguiremos finalizar as obras no Centro Cirúrgico e na UTI, alas essenciais para proporcionar atendimento de qualidade à população e a retomada dos serviços no hospital. Desde o início da requisição administrativa no hospital estamos trabalhando muito e caminhando com muita responsabilidade para reabertura da Santa Casa e ao mesmo tempo proporcionando atendimento eficiente e de qualidade à nossa população, em todos os setores do hospital”, declarou o prefeito Jaime Cruz.
Com a finalização das obras o número de leitos da UTI passará de 6 para 11, somente com otimização das instalações e readequação de espaço físico. Na ala já foi feita instalação da rede de canalização de gás apropriada e da área de controle de distribuição do mesmo, que estará ligada a respiradores que atenderão pacientes internados na UTI. Os gases medicinais incluem oxigênio, ar comprimido e óxido nitroso. Foi refeito também todo o sistema elétrico.
Segundo explicou o secretário de Saúde ao lado da UTI há uma área que poderá proporcionará ampliação da ala no futuro.
Também está em reforma e readequação a área do Centro Cirúrgico, onde será possível ampliar de 3 para 5 o número de salas que serão utilizadas para cirurgias. No local, já foi feita a instalação de gás, incluindo testes de vazamentos. Já o Sistema de Climatização e Contaminação, formado por equipamento específico de ventilação e exaustão em ambiente hospitalar, continua em instalação.
Ao lado do Centro Cirúrgico será instalada a sala de pré-parto na ala da maternidade. As instalações seguem as normas da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Além das obras, as autoridades visitaram o Pronto Atendimento que funciona 24 horas e os setores de leitos hospitalares. São 32 no total para baixa complexidade, sendo 10 leitos pediátricos.
Requisição administrativa
A Prefeitura prorrogou até 4 de fevereiro de 2016 o processo de requisição administrativa da Santa Casa. Em 1 ano foram conquistados muitos avanços no hospital.
Destaque para a inclusão da Santa Casa no Prosus – programa de parcelamento de dívidas tributárias do Governo Federal; a auditoria interna realizada; a implantação do Pronto Atendimento 24 horas, tanto Adulto como Pediátrico, para convênios e particulares; a retomada de 32 leitos hospitalares para baixa complexidade, em destaque 10 leitos pediátricos; aprovação do estatuto da Irmandade e criação do Plano Diretor Estratégico da Santa Casa de Vinhedo que traz metas futuras e diretrizes para o hospital, para os próximos 20 anos, considerado o eixo central das futuras ações porque apresenta soluções para aumentar a capacidade de receita do hospital e condições para alta sustentação e gestão.
Recentemente, a Prefeitura recebeu comunicado do Ministério da Saúde informando que foi concedido o CEBAS – Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, na área da Saúde, para a Santa Casa de Vinhedo. A entrega do certificado de filantropia representa uma grande conquista para o município, já que o processo foi analisado pelo Ministério da Saúde e todos os documentos contábeis e comprovação de atendimento, entregues pela equipe técnica da Santa Casa em Brasília, foram devidamente auditados.