O trabalho realizado pelo Grupo de Ações Preventivas Ambientais da Prefeitura de Vinhedo (GAPA) foi apresentado nesta semana ao Promotor de Justiça, Rogério Sanches Cunha, pelo prefeito Jaime Cruz.
Acompanhado dos secretários de Transporte e Defesa Social, Toninho Falsarella e de Meio Ambiente e Urbanismo, Gil Lorenzon, o prefeito mostrou a estrutura e equipamentos utilizados pelo Grupo nas ações de fiscalização e prevenção.
“É importante mostramos o trabalho realizado por uma equipe dedicada à fiscalização e prevenção do Meio Ambiente da nossa cidade. O nosso objetivo é ampliar e estruturar ainda mais o Grupo”, afirma o prefeito Jaime Cruz.
Durante a visita, o promotor também teve a oportunidade de conhecer o trabalho realizado pelo Centro de Inteligência, Comunicação e Monitoramento da Guarda Municipal (CICOM) que monitora e armazena por meio de câmeras as vias da cidade e os pontos de entrada e saída do município, ajudando a identificar possíveis suspeitos de envolvimento em práticas delituosas.
O GAPA
A criação deste grupo foi regulamentada por meio do decreto nº 011, publicado em 31 de janeiro de 2011. A equipe, formada por guardas municipais, atua em questões relacionadas à preservação do patrimônio ecológico, dos serviços e das instalações públicas municipais e do meio ambiente.
O GAPA ainda poderá atuar no combate a focos de incêndio em cooperação com os outros órgãos de segurança da cidade, tais como Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Municipal. O mesmo procedimento será adotado em ocorrências que envolvam contenção, captura ou destinação de animais silvestres ou domésticos.