Foram iniciadas as obras de reforma e adequação do Centro Cirúrgico e da UTI – Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Vinhedo, considerada uma etapa importante no processo de retomada do pleno atendimento dos serviços de saúde do hospital à população. As obras começaram nesta quarta-feira, dia 11 e foram acompanhadas pelo prefeito Jaime Cruz; pelo secretário de Saúde, José Luis Bernegossi; pelo gestor geral do hospital, Celso Beltramini e pelo assessor jurídico da Santa Casa, Edson Conti
.
“Este é um momento muito importante para todos os moradores de Vinhedo, que sonham em ver a Santa Casa atendendo a população com qualidade. Desde a requisição administrativa não medimos esforços para melhorar a infraestrutura do hospital e aumentar os serviços prestados”, declarou o prefeito Jaime Cruz, que, inclusive, fez questão de ajudar no início da obra, como um ato simbólico da importância deste projeto de modernização, ampliação no atendimento e, ao mesmo tempo, adequação às normas legais da área da Saúde, visando tranquilidade e qualidade para o atendimento a ser prestado à população de Vinhedo.
O investimento com a obra será de aproximadamente R$ 400 mil para reforma das duas áreas. A previsão é que a obra seja concluída em 90 dias.
Com a obra será possível ampliar em 80% o número de leitos da UTI, passando para 11, segundo explicou o secretário de Saúde, José Luis Bernegossi. “Com otimização das instalações e readequação de espaço físico
será possível utilizar o quadro de recursos humanos para atender o número ampliado de leitos, proporcionando muitos benefícios, como o aumento de receita financeira para o hospital, fundamental para a sua plena gestão”, explicou o secretário de Saúde, se referindo aos leitos que poderão ser utilizados pelos planos de saúde e particulares, além de atendimento SUS.
Com avaliação técnica realizada também será iniciada a readequação e reforma do Centro Cirúrgico, possibilitando ao lado a instalação da sala de parto da ala da maternidade, de acordo com as normas de vigilância em saúde vigentes.
Também serão necessárias aquisição de aparelhos de ar condicionado e oxigênio específicos para serem instalados no Centro Cirúrgico e na UTI.
Após acompanhar o início das obras, o prefeito visitou as demais repartições do hospital, conversou com funcionários e pacientes internados.
No ano passado, o prefeito Jaime Cruz estabeleceu a requisição administrativa no hospital com objetivo de retomar o atendimento hospitalar, especialmente pelo SUS – Sistema Único de Saúde. Neste período, muitos avanços foram conquistados, como a nomeação de um gestor administrativo e de um gestor clínico, a contratação de auditoria para colocar as contas da entidade em ordem e também de uma consultoria para definir um Plano Diretor Estratégico.
O Pronto Atendimento passou a funcionar 24 horas por dia, atendendo pacientes particulares e via planos de saúde. Leitos clínicos e de longa permanência hoje estão disponíveis para internação, tanto de pacientes do SUS que são encaminhados através da UPA – Unidade de Pronto Atendimento, como os particulares e de planos de saúde.
Outro ganho foi o serviço de Pronto Atendimento em pediatria, que começou a funcionar com atendimento das 7h às 19h, sete dias por semana a pacientes particulares e via planos de saúde.