O Cejusc – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – de Vinhedo ganhou mais espaço para as suas atividades. Na manhã desta quarta-feira (11), o Prefeito Jaime Cruz fez a entrega simbólica da chave de mais uma sala para a diretora do órgão, Regina Caramelo, com a presença do Dr. Fabio Marcelo de Holanda, Juiz Titular de Direito da 1ª Vara do Fórum de Vinhedo.
A sala fica no mesmo prédio onde o Cejusc atende a população, na Rua Humberto Pescarini, quase em frente ao paço municipal.
“Essa ampliação já havia sido informada ao Cejusc e estávamos apenas fazendo remanejamentos internos no local, já que lá também funciona a nossa área de Tecnologia da Informação”, afirma o Prefeito Jaime Cruz.
Ao receber as chaves do novo espaço, a diretora do Cejusc, Regina Caramelo, informou que a área será utilizada para melhor atendimento à população, inclusive com a instalação de mais uma sala de audiências, já que a demanda vem aumentando consideravelmente.
Ainda segundo Regina Caramelo, no ano passado o Cejusc recepcionou 2.495 reclamações e realizou 2.161 audiências, nas quais foram obtidos 829 acordos.
O setor foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça, tendo como objetivo incentivar os acordos tentando evitar que as pessoas precisem de um processo judicial para resolver seus problemas.
A criação desse Órgão busca estabelecer uma nova face para o Judiciário: um local onde pessoas buscam e encontram suas soluções – um centro de harmonização social – menos judicatório e mais harmonizador, com rapidez na solução de problemas.
O CEJUSC atua nas áreas de família (por exemplo, nos casos de divórcios, pensões alimentícias, regulamentação de visitas e de guarda de menores) e cível (como os casos de cobranças em geral, acidentes de trânsito e direitos do consumidor).
“O Cejusc, além de resolver conflitos, orienta a população e é um importante órgão para estimular a cidadania, o entendimento e a paz”, finaliza o Prefeito Jaime Cruz.