O que poderia ser um sonho para muitos jovens estudantes virou uma realidade para a vinhedense Victoria Santana Rafael, de 18 anos, que foi aprovada em 6 universidades públicas, num dos cursos mais disputados do país, Medicina. A aluna foi aprovada na UNICAMP, USP, UNESP, UFMG, FAMEMA e UNIFESP e escolheu a Universidade Estadual de Campinas para cursar medicina, onde conquistou a 12ª colocação entre os mais de 100 aprovados.
Acompanhada do pai Adailso Rafael, a jovem esteve na Prefeitura para agradecer ao prefeito Jaime Cruz e a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, pela qualidade do ensino a ela proporcionada na Rede Municipal de Ensino, além de revelar a alegria em morar em Vinhedo.
“Todo processo educacional que obtive na Rede Municipal de Ensino foi muito importante e fundamental para ser aprovada, sem vestibulinho, no COTUCA – Colégio Técnico da Universidade Estadual de Campinas, quando ingressei no ensino médio”, comentou a aluna que estudou no Centro de Educação Infantil Emília e nas escolas municipais Antônia do Canto e Silva Cordeiro e Integração no ensino fundamental I e II. No ensino médio, a vinhedense realizou curso técnico em enfermagem no COTUCA.
“Todo esforço valeu muito a pena e espero aproveitar ao máximo a universidade para adquirir conhecimento e, com a minha profissão, poder ajuda muita gente”, disse a jovem que desde a infância sonhava ser médica e que pretende se especializar em pediatria.
Presente no encontro, o pai da jovem destacou qualidade de vida encontrada no município. “Meus filhos sempre estudaram na Rede Municipal de Ensino e nunca precisaram de aula particular. Tenho cada vez mais orgulho de morar em Vinhedo”, disse o pai da jovem, que veio de Garça e está em Vinhedo há 30 anos.
O prefeito Jaime Cruz elogiou a aluna e comentou que todo o investimento na Rede Municipal de Ensino é feito para proporcionar qualidade de ensino aos estudantes e, consequentemente, o reconhecimento educacional futuro. “Deus dá dom e talento para cada de um de nós e você, Victória, vai caminhar e escrever sua história como uma excelente profissional, porque quem tem vocação supera todos os problemas. Além de ser um orgulho para sua família, o seu empenho representa muito para o nosso município e é um reconhecimento do trabalho que desenvolvemos há anos na Rede Municipal de Ensino, com a competência e dedicação dos nossos profissionais de educação, que tive o prazer de estar lado a lado durante 5 anos como secretário”, comentou o prefeito Jaime Cruz, que foi secretário de Educação, em Vinhedo, de 2009 a 2013.
Transporte universitário gratuito
Moradora do bairro Casa Verde, a aluna utilizará o transporte público oferecido gratuitamente pela Prefeitura para ir até a Unicamp. Tem direito ao benefício os estudantes matriculados em universidades e cursos técnicos de instituições públicas e particulares, localizadas fora de Vinhedo. Para ter direito ao transporte gratuito, os interessados devem se inscrever de 18 a 24 de fevereiro. O período vale tanto para alunos que irão ingressar ao curso este ano e também para recadastramento dos estudantes que já utilizaram o transporte em 2014. Vinhedo é uma das raras cidades do país a subsidiar o transporte público para universitários