Administração Municipal se antecipou e ofereceu local alternativo para ficarem até que seja feita nova avaliação
O prefeito Jaime Cruz promoveu durante a noite da última quarta-feira, 9, uma reunião com moradores de uma área no Bairro Casa Verde, localizada entre as ruas Tamoios e Oti, considerada de risco pelo Instituto Geológico (IG), órgão estadual. O objetivo foi explicar uma determinação judicial que pede a desocupação do local, mas principalmente oferecer assistência aos moradores naquilo que for necessário.
“O Instituto Geológico aponta aquele local como de risco 4, o maior na escala, com suposto risco de deslizamento. Houve uma primeira decisão judicial. Nós recorremos, mas o Tribunal de Justiça concordou com o juiz de primeira instância, nos obrigando a notificar os moradores para que deixem aquele local até o próximo domingo, dia 13. Decisão da Justiça deve ser cumprida. Mas daremos todo respaldo possível aos moradores. Estamos juntos com vocês”, destacou o prefeito Jaime Cruz.
Ao todo são 24 terrenos no quarteirão compreendido entre as ruas Oti e Tamoios. Na reunião desta quarta-feira, realizada no auditório do Centro de Convivência, após convocação, estiveram presentes diversos moradores, que foram notificados verbalmente. Posteriormente, a Prefeitura realizou a notificação por escrito a todos os moradores.
O prefeito Jaime Cruz salientou aos moradores que a Prefeitura está realizando os procedimentos necessários para contratação em caráter emergencial de um estudo geológico para constatar a situação atual da área. Destacou ainda que a Administração Municipal disponibilizará um local temporário para as famílias que decidirem deixar a área. As pessoas presentes compreenderam a situação.
Ainda conforme explicado na reunião, se o laudo constatar que o risco é menor que o apontado pelo IG, será apresentado à Justiça para que ocorra autorização judicial para liberação dos imóveis. O laudo poderá apontar, também, se há a necessidade de obras e quais seriam essas intervenções para que a Administração Municipal tome as providências necessárias.
A reunião contou também com a presença dos secretários municipais de Administração, Adriano Corazzari, que responde também por Obras; Jorge Torrezin, de Governo; Eduardo Galasso, de Assistência Social; Osmir Cruz, de Transportes e Defesa Social; Juliano Ferragutti, de Meio Ambiente e Urbanismo; Ricardo Facchini Rodrigues, de Negócios Jurídicos; Márcio Melle, de Serviços; Élvis Tomé, da Controladoria Geral; e o chefe de Gabinete, Edison Ruiz. Participaram ainda os vereadores Edu Gelmi (presidente da Câmara) e Geraldinho Gangussú.
Os moradores que cumprirem a determinação judicial de deixar suas casas e residir temporariamente no local oferecido pela Prefeitura devem procurar a unidade do Centro de Referência da Assistência Social(CRAS) do Centro da cidade, localizada na Rua Monteiro de Barros, 539, para cadastramento e orientação quanto aos demais procedimentos necessários. O telefone é o 3886-4594. O órgão funcionará em sistema de plantão neste final de semana, no sábado, das 9h às 17h, e no domingo, das 8h às 14h.
Acompanhamento da situação
O prefeito Jaime Cruz está acompanhando de perto a situação. Neste sentido, na manhã deste sábado, 12, promoveu uma reunião em seu Gabinete com os secretários municipais de Administração, Adriano Corazzari; de Governo, Jorge Torrezin; de Assistência Social, Eduardo Galasso; de Transportes e Defesa Social, Osmir Cruz; de Negócios Jurídicos, Ricardo Rodrigues; de Assistência Social, Juliano Ferragutti; e da Controladoria Geral, Elvis Tomé.