Na segunda-feira aconteceu a primeira etapa da reabertura da instituição, com o PA passando a funcionar 24 horas
Nesta quinta-feira, 27, serão abertos os leitos clínicos e de longa permanência da Santa Casa de Vinhedo, que receberão para internação tanto pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), como os particulares e de planos de saúde.
Há três dias, o serviço de Pronto Atendimento (PA) da Santa Casa passou a funcionar 24 horas oferecendo atendimento aos pacientes particulares e via planos de saúde.
Na última sexta-feira, 21, o prefeito Jaime Cruz fez uma visita à Santa Casa acompanhado do Secretário de Saúde, José Luis Bernegossi, do gestor geral da instituição, Celso Beltramini, e do Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco de Assis Albino, para conferir os preparativos finais para a reabertura. Onze vereadores de Vinhedo, entre eles o presidente da Câmara, Rubens Nunes, também acompanharam a visita.
Na ocasião, Jaime Cruz ressaltou que o atendimento da Santa Casa será uma somatória importante ao que é feito no Galileo, deixando o sistema de saúde do município completo. “Nós, com o apoio da Câmara Municipal, trabalhamos muito desde a assinatura da requisição administrativa da Santa Casa, há cerca de 90 dias, e, como prometido, estamos reabrindo dentro do prazo estimado”, disse.
Ele afirmou ainda que a transparência é uma marca desta nova gestão, em nome do atendimento de qualidade no quesito hospitalar que a população de Vinhedo almeja.
O secretário de Saúde de Vinhedo, José Luis Bernegossi, esclareceu que a reabertura do PA na segunda-feira já está favorecendo a população de Vinhedo, uma vez que possibilita desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “A UPA continuará a ser o local de atendimento de emergências pelo SUS em Vinhedo e a partir desta quinta-feira as internações também poderão ser encaminhadas para a Santa Casa”, esclarece.
Para o dia 4 de dezembro está prevista a apresentação do Plano Diretor da Santa Casa, que trata alguns pontos como infraestrutura, reformas, ampliação dos leitos de UTI e trabalho das equipes dos setores administrativo e jurídico.