Prefeitura e a instituição de ensino avançam nas conversas sobre uma possível parceria que visa melhorar o atendimento à população local
O prefeito Jaime Cruz recebeu na tarde desta terça-feira, 26, os representantes da Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas, que vieram até Vinhedo para conhecer as estruturas da Santa Casa e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e assim dar continuidade às conversas sobre uma possível parceria entre a Prefeitura e a instituição.
Acompanhando o prefeito estavam o Secretário Municipal de Saúde de Vinhedo, José Luis Bernegossi, o Gestor Geral da Santa Casa, Celso Beltramini, o Gestor Clínico, Adriano Eurico Chitacumula e a Diretora de Assistência e Atendimento da Secretaria de Saúde, Érica Pin Pereira. Representando a faculdade, estavam o coordenador do curso de graduação em Medicina, Guilherme de Menezes Succi, e o coordenador da Disciplina de Saúde da Família, Giuliano Dimarzio.
Para Jaime Cruz, o momento é favorável para dar sequência a este projeto, pois a reabertura da Santa Casa já é um importante passo para melhorar a Saúde no município e a parceria viria a agregar. “Se pudermos contar com uma equipe profissional como a da Faculdade São Leopoldo Mandic, que tem um dos cursos de Medicina mais bem avaliados do Brasil, temos certeza que a população será muito beneficiada, assim como os nossos profissionais, que poderão receber treinamentos na instituição e até atuar como técnicos pedagógicos”, afirmou.
Após a conversa sobre o funcionamento da possível parceria, que implicaria na abertura de espaço nas UBSs para que os alunos do curso de Medicina realizem atividades práticas sob a supervisão de professores, o que permite mais agilidade nos atendimentos e maior qualidade no atendimento dos pacientes e atuação de alunos de residência, caso a Santa-Casa se torne um hospital-escola. “Nas cidades onde atuamos, a população sente a diferença porque além de mais profissionais atendendo, há pesquisa e troca de informações constantemente entre os profissionais, inclusive os que são funcionários do município”, afirmou Guilherme Succi.
Após a reunião, Guilherme Succi conheceu todas as dependências da Santa Casa e elogiou as condições do local, assim como a atitude da Prefeitura em intervir para retomar o amplo funcionamento do local com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Não faria sentido construir um novo hospital no município se a Santa Casa tem uma excelente infraestrutura e espaço. Apenas algumas reformas para pequenas adequações serão necessárias”, ressaltou o coordenador de Medicina da SL Mandic.
Já o coordenador da Disciplina de Saúde da Família, Giuliano Dimarzio, foi conhecer a Policlínica da Capela e a UBS Planalto e afirmou que ambos têm plenas condições para a atuação dos alunos. “Começamos com o processo de territorialização, que é o estabelecimento de maior vínculo da população com as UBSs próximas de sua casa. Com a atuação da equipe da faculdade em nosso município, esse processo pode ser favorecido”, ressaltou o secretário José Luis Bernegossi.
Nas próximas semanas serão levantados documentos e feitos relatórios para nova avaliação da possibilidade do convênio ser firmado.