Na manhã desta quinta-feira, dia 30, o prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz , visitou o Secretário-Diretor Geral do Tribunal de Contas, Sergio Ciquera Rossi, em São Paulo. A reunião contou com a presença do Secretário de Negócios Jurídicos, Elvis Tomé e do diretor da Auditória Geral, Paulo Mattos.
Durante a visita o Prefeito Jaime Cruz destacou a importância da criação da Controladoria Geral do Munícipio e colocou o município à disposição para a realização de eventos pelo Tribunal de Contas. Recentemente o Prefeito Jaime Cruz participou do lançamento do Índice de Efetividade da Gestão Municipal(I-EGM), no último dia 16 de outubro, e destacou a importância do instrumento para os municípios seguirem, sendo que Vinhedo já atende aos indicadores de aferição de ordem orçamentária.
” A nossa administração municipal trabalha para tornar cada vez mais eficiente as ações de governo em benefícios à comunidade, utilizando os recursos públicos com responsabilidade, seguindo as recomendações do Tribunal de Contas do Estado”.afirma o Prefeito Jaime Cruz.
O Índice de Efetividade da Gestão Municipal é um instrumento que se dispõe a evidenciar as ações dos governos às exigências das comunidades, inicialmente reunidas em sete especialidades: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção dos Cidadãos e Governança da Tecnologia da Informação.
Durante a reunião o Secretário-Diretor Geral, Sergio Cerquera Rossi, destacou a importância dos municípios seguirem as recomendações do Índice de Efetividade da Gestão Municipal, que pode ser utilizado como um valioso instrumento de aferição de resultados, correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do planejamento.
Controladoria Geral do Município
A Controladoria Geral do Município é um órgão da Prefeitura de Vinhedo, que realiza auditorias que tem por finalidade institucional promover, controlar e cumprir os princípios da legalidade, moralidade, impessoalidade e economicidade da gestão municipal; realizar, no âmbito do Poder Executivo, a fiscalização contábil, financeira e operacional conforme a Constituição Federal; participar do processo de planejamento municipal e acompanhar processos administrativos externos em tramitação nos tribunais de contas em conjunto com as Secretarias de Negócios Jurídicos e Secretaria da Fazenda.