Cidade foi a primeira da região de Campinas a adotar o programa de incentivo à cultura empreendedora. Programa já começou a sair do papel e foi apresentado ao prefeito Jaime Cruz pelos alunos da Escola Municipal André Franco Montoro, neste final de semana
O que era para ser um programa de incentivo ao empreendedorismo já se tornou o sonho de um futuro promissor para muitos alunos do ensino fundamental II da Rede Municipal de Educação de Vinhedo, que participam do programa Jovens Empreendedores – Primeiros Passos, desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas, da regional de Campinas.
O objetivo do programa é disseminar entre os estudantes a cultura empreendedora, de forma a despertar e fortalecer a iniciativa e a autonomia perante o conhecimento.
Vinhedo foi a primeira cidade das 22 atendidas pela regional do Sebrae em Campinas a aderir ao programa Jovens Empreendedores – Primeiros Passos em sua rede pública de ensino.
O projeto foi implantado em Vinhedo no segundo semestre do ano passado, quando professores da Rede Municipal de Ensino foram capacitados para promoverem em sala de aula atividades educativas e comportamentos empreendedores por meio de vivência de um negócio.
Em 2014 o trabalho começou a ser desenvolvido com cerca de 3.200 estudantes que frequentam as escolas de ensino fundamental II de Vinhedo, do 6º ao 9º ano.
Para o prefeito Jaime Cruz, que assinou o convênio com o Sebrae quando ainda ocupava o cargo de secretário da Educação em Vinhedo, o programa soma-se à formação escolar e apresenta aos estudantes, ainda na adolescência, o mundo dos negócios e os primeiros passos para a conquista da independência financeira.
“É um grande avanço para toda a cidade porque estamos preparando os nossos jovens vinhedenses, já nas escolas, para se tornarem grandes empreendedores no futuro”, comentou o prefeito Jaime Cruz.
Este ano, o projeto foi incorporado na rotina dos alunos, com orientações para aprenderem a formar planos de negócios, de maneira a estimular comportamentos empreendedores.
O material didático do Sebrae utilizado inclui cartilhas com temas específicos para alunos e professores, de acordo com o nível de escolaridade.
Os estudantes de cada ano de estudo (6º, 7º, 8º e 9º ano) participam de oficinas teóricas e práticas com temáticas diferentes – adequadas a cada ano de estudo – e desenvolvem suas habilidades e capacidades de entendimento profissional, compreendendo na prática como sua atuação pode estimular o crescimento econômico e até como estruturar seu próprio negócio.
O mais importante, segundo o secretário de Educação, José Luís Bernegossi, é que o projeto incorpora a cultura empreendedora na rotina escolar dos alunos.
“Uma das vantagens do projeto é a melhora no desempenho dos alunos, especialmente em disciplinas básicas como Matemática e Língua Portuguesa. A metodologia apresenta dados do cotidiano, como cálculos, porcentagens e descontos, planos de negócios e administração de empresas, ou seja, tudo que favorece o aprendizado”, explicou o secretário de Educação.
De acordo o gerente do escritório regional do Sebrae em Campinas, José Carlos Cavalcante, o município tem apresentado muito interesse em desenvolver projetos com o Sebrae e tem se destacado nestas parcerias.
Para ele o programa Jovem Empreendedores – Primeiros Passos é complementar à educação porque prepara os estudantes para o futuro, tornando-os protagonistas da própria vida.
“Este projeto é interessante porque envolve alunos, professores, toda a escola e a comunidade, preparando os jovens para o futuro. O empreendedorismo vai além de montar um negócio, os estudantes aprendem a tornar decisões importantes e a terem segurança para assuntos relacionados a vida pessoal e profissional. Parabenizo a administração de Vinhedo por ter esta visão importante de preparar os jovens, no seu sistema de ensino, para o empreendedorismo”, comentou o gerente regional, destacando que Vinhedo foi a única cidade da região a ter implantado o programa em todas unidades de ensino fundamental II da Rede Municipal de Educação.
Programa começa a sair do papel
O Programa Jovens Empreendedores já começou a sair do papel e foi apresentado ao prefeito Jaime Cruz e ao secretário de Educação, José Luís Bernegossi, pelos alunos da Escola Municipal André Franco Montoro, no último sábado, dia 9, durante a Mostra Cultural da unidade de ensino.
“É muito rico ver que um programa se tornou tão prazeroso para os estudantes”, comentou o prefeito Jaime Cruz, surpreendido com os trabalhos dos estudantes.
Os alunos apresentaram aos visitantes e familiares os trabalhos desenvolvidos de acordo com o aprendizado em sala de aula com o programa Jovens Empreendedores.
Os estudantes do 6º ano da escola Dom Mathias, também presenta na mostra cultural, por exemplo, confeccionaram objetos com sucatas para serem utilizados no dia a dia. Já os alunos do 8º ano apresentaram a proposta de abertura de uma empresa com planos de negócios.
Segundo a diretora da escola municipal André Franco Montoro, Elaine Ferraz, a programa tem conseguido mobilizar professores e alunos, integrando o conteúdo proposto pela Secretaria de Educação e o contexto do programa do Sebrae.
“Iniciamos o programa ensinando aos alunos que é possível ter uma economia sustentável, abordando questões de preservação ambiental e a utilização de sucatas para atividades do dia a dia. Os alunos começaram a entender o que é capital de giro, a planejar ações e aprimorá-las, tendo visões de empreendedorismo. Os alunos do 8º ano, por exemplo, já têm noções dos mecanismos da propaganda para alavancar as vendas. Os alunos estão muito empolgados com este novo programa implantado na escola, assim como nossos professores”, disse a diretora da escola.
Em novembro a Secretaria de Educação irá desenvolver a Feira do Empreendedorismo, para apresentação de todos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos que participam do programa e a técnica que aprenderam para a cultura do empreendedorismo.
Além da apresentação das atividades do empreendedorismo, a Mostra Cultural da Escola Municipal André Franco Montoro contou ainda com apresentação de tambor de aço, fanfarra do Grupo Bem Viver da Terceira Idade, Samba da Dona Aurora e fanfarra da própria unidade de ensino.