O Prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz, assinou na tarde desta terça-feira (5), o decreto número 169 onde faz a requisição administrativa da Santa Casa da cidade. A requisição, a título precário e temporário, tem o prazo de 180 dias, prorrogáveis, para plena adequação da Santa Casa às suas atividades voltadas ao atendimento da população.
"Este é o prazo máximo que estamos estipulando para atendimento via SUS. É claro que tudo isso vai depender da auditoria, o que esperamos possa levar a um prazo menor para a volta do atendimento, mas o mais importante é quem esse atendimento seja de qualidade, consistente e com um novo modelo de gestão", afirma Jaime Cruz.
O primeiro passo que a prefeitura vai dar é nomear um Gestor Geral, com conhecimentos em administração, finanças e técnicas hospitalares. Esse Gestor formará uma Comissão Executiva, formada por um profissional da área financeira, outro da área clínica e outro administrativo, que, em 60 dias apresenta à Prefeitura o seu planejamento sobre o quê fazer, como fazer, quando fazer, e qual o custo dessa operação.
"A Prefeitura entrou na questão para criar uma nova cultura administrativa, uma nova forma de gestão e quer devolver a Santa Casa com uma visão de gerenciamento eficiente onde a entidade se mantenha por conta própria, com autogestão", afirma o Prefeito Jaime Cruz.
O Prefeito Jaime Cruz explica ainda que desde o início do seu mandato, no final de março, tinha como meta resolver esse assunto da Santa Casa, para que a cidade voltasse a ter um hospital para atendimento dos casos de baixa e média complexidade.
"Avaliamos o cenário e tínhamos como opções construir um novo hospital, o que demandaria muito tempo e elevados investimentos e resolver a situação da Santa Casa, pelo qual optamos, acreditando ser um meio mais rápido de devolver o atendimento à população", afirma o Prefeito Jaime Cruz, que acrescenta que não seria justo transferir aos moradores uma dívida que hoje gira na casa dos R$80 milhões.
A provedora atual terá um papel importante no acompanhamento de transformação da Santa Casa de Vinhedo, mas os demais integrantes da Irmandade, nome do grupo que administra a entidade, não participam desse diagnóstico.
Segundo o prefeito vinhedense, até o final desta semana será anunciado o nome da pessoa que assumirá o cargo de gestor geral.
O Prefeito vinhedense fez o anúncio junto com o Secretário de Governo, Eliazar Ceccon, e antes do seu anúncio esteve na sessão da Câmara Municipal de ontem (4), expondo o seu plano aos vereadores da cidade.
"Nossa meta é que a Santa Casa volte a respirar e atender a população ainda com mais qualidade", declara Jaime Cruz, complementando que com esse novo cenário a Prefeitura compra os serviços da Santa Casa e paga pelos seus serviços.
Com a mudança, o município, que é o gestor do plano do SUS na cidade,irá voltar a comprar os serviços da Santa Casa. Hoje o SUS responde por aproximadamente 60% do faturamento da entidade; os outros 40% são de particulares ou convênios.
A Prefeitura, no ano passado, após determinação do Ministério Público e do Tribunal de Contas e não chegando a um acordo com a então mesa diretora da irmandade, nãod eu continuidade ao convênio com a Santa Casa, e fez novo contrato com o Centro Hospitalar Valinhos e Vinhedo Serviços Médicos S.S. Ltda. (mais conhecido como Hospital e Maternidade Galileo) para atendimento da população.
"A decisão naquele momento foi acertada por parte do Prefeito Milton Serafim. É importante afirmar que em todo esse tempo não houve desassistência à população e o próprio prefeito Milton Serafim, em uma de suas últimas ações no cargo, no final de março, fez questão de chamar a provedora Marta Elisa no gabinete e demonstrar, por carta, interesse em voltar a comprar serviços pelo SUS, para que ela pudesse negociar a dívida via PROSUS e agora, com essa nova decisão, estamos voltando para retomar o processo de atendimento", afirma Jaime Cruz.