Em reunião na tarde de segunda-feira, o prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz, recebeu da Companhia Fazenda Cachoeira, nome atual da ex-empresa Gálatas S/A Empreendimentos e Participações, proprietária da Fazenda Cachoeira, explicações da proposta e do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto do Meio Ambiente que propõe ao município a doação de cerca de 800 mil m² de terras (o equivalente a 96 campos de futebol da dimensão, por exemplo, do Estádio do Maracanã), incluindo a sede da Fazenda Cachoeira, entorno, área institucional e preservação de mananciais, para que, em contrapartida, a Prefeitura possa encaminhar, a partir de modificações legislativas e administrativas necessárias, autorização para implantação de um empreendimento residencial ecologicamente correto. Participaram da reunião os representantes da empresa Companhia Fazenda Cachoeira; o presidente do Comdema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – e da Elo Ambiental, Vittório Gilberto Zettino; o secretário de Governo e interino do Meio Ambiente e Urbanismo, Eliazar Ceccon; e o vereador Edu Gelmi, que preside a Comissão Especial de Assuntos Relevantes da Câmara Municipal, recentemente aprovada pelo Legislativo com o propósito de avaliar a proposta da Fazenda Cachoeira.
“É uma proposta interessante para o município, afinal poderemos criar um grande Parque Verde numa área nobre da cidade, preservando um patrimônio histórico, que é a sede e o entorno da Fazenda Cachoeira, sem contar o compromisso da empresa em preservar todos os mananciais na área que pretende implantar o empreendimento, localizada num pasto que sofre periodicamente com queimadas. Entretanto, não será uma decisão unilateral da Prefeitura. Já determino que este processo deve ser consultado e avaliado pelo Comdema, pelo CMPU – Conselho Municipal de Política Urbana, pelo Legislativo, pela população, via Audiência Pública, Promotoria, enfim, para que todos se manifestem formalmente e legalmente neste processo, e não através de ações paralelas”, afirmou o prefeito Jaime Cruz.
Os proprietários do imóvel, na reunião, disseram inclusive que se aprovado a proposta de alteração para viabilizar a doação e o empreendimento, após o início das obras, eles ainda se comprometem a buscar parcerias para, enfim, viabilizar a restauração completa da sede da Fazenda Cachoeira, assim como o entorno.
"Esperamos que haja consenso no que tange à Fazenda Cachoeira, pois é um lugar maravilhoso, de valor sentimental e histórico no município. Existem interesses particulares e a necessidade da preservação do mesmo. É possível unir ambas as propostas com sustentabilidade Ambiental”, afirmou o vereador Edu Gelmi.
O presidente do Comdema, Vittório Gilberto Zettino, salientou que a preocupação do Conselho é com a preservação total dos mananciais, bem como os estudos para uma ocupação inteligente do local, de forma a não causar prejuízos ao município. O secretário de Governo, e interino do Meio Ambiente e Urbanismo, Eliazar Ceccon, ressaltou que a Prefeitura está preparando um amplo Plano de Mobilidade Urbana que já irá constar um estudo sobre o impacto deste empreendimento, bem como as ações a serem realizadas para contemplar esta demanda. “Somos favoráveis, sim, ao desenvolvimento do nosso município de Vinhedo, com sustentabilidade”, afirmou Eliazar.