Em encontro com os juízes dr. Fábio Marcelo Holanda e dra. Camila Rodrigues Borges de Azevedo, no Fórum de Vinhedo, o prefeito Jaime Cruz anunciou, nesta tarde, a ampliação do espaço atual do Cejusc – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – de Vinhedo. Completando 1 ano de funcionamento, o Cejusc já atendeu mais de 8 mil pessoas, com alcance de acordo firmado entre as partes em torno de 60%, com muito mais agilidade para os cidadãos, na resolução de conflitos, e desafogando o Judiciário. Também estiveram com o prefeito e os juízes no Fórum os secretários Eliazar Ceccon (Governo e interino do Meio Ambiente e Urbanismo) e dra. Silvia Cristina Petinari Bontempi Ferreira ( Negócios Jurídicos), além da Coordenadora do Cejusc de Vinhedo, Regina Caramello.
O prefeito fez questão de ressaltar o espaço aberto de diálogo entre Executivo e Judiciário.”Poderia apenas encaminhar um ofício comunicando sobre essa nossa decisão de ampliar o espaço do Cejusc, mas preferimos vir pessoalmente aqui ao Fórum e trazer esta notícias aos doutores, porque entendemos como importante este espaço de diálogo entre os poderes Executivo e Judiciário, bem como ampliar este espaço tão útil para a nossa população”, afirmou o prefeito Jaime Cruz, que também irá estudar a possibilidade de ceder estagiários para contribuir na ampliação do atendimento do Cejusc.
A força do Cejusc em resolver conflitos e, também, promover orientações à população, colocam o Centro como uma importante ferramenta para estimular a cidadania e a cultura de paz. O espaço foi criado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para conferir mais eficiência e rapidez na solução de conflitos sem que haja a necessidade de ajuizamento da ação, colaborando para a redução do número de processos do Poder Judiciário.
O Cejusc funciona no mesmo espaço do Procon Municipal, em frente ao Paço Municipal, na Rua Humberto Pescarini, em Vinhedo. Em 1 ano de funcionamento, o Cejusc realizou 1375 audiências com 716 acordos firmados oficialmente.