Dados do Ministério do Trabalho e Emprego mostram que a taxa de crescimento de números de empregos formais em Vinhedo superou os índices do Brasil, do estado de São Paulo e da Região Metropolitana de Campinas (RMC).
Os dados são referentes ao mês de março, quando foram criados 744 postos de trabalho, com crescimento de 1,83%. O Brasil apresentou crescimento de 0,85%; o estado 0,90% e a região 1,33%.
Hoje as empresas de Vinhedo proporcionam 41.459 empregos formais, ou seja, 594 empregos com registro em carteira para cada mil habitantes, colocando o município na segunda posição na RMC.
Distrito Industrial forte
Um dos motivos para o crescimento na geração de empregos em Vinhedo é a vinda de novas empresas. Recentemente a alemã Kärcher inaugurou sua fábrica no Distrito Industrial de Vinhedo. O investimento totaliza R$ 80 milhões e gera 150 empregos, que se somam a 400 postos transferidos de Paulínia.
Em 2013, 11 empresas iniciaram atividades na área industrial. São elas: SCANIA, OMRON, LOMEX (Jardim Três Irmãos), ALFALOG (Capela), ATCO PLÁSTICOS, SYNERGY, MAZAK, CIEP Brasil, CCL LABEL, A. Raymond e AGE do Brasil. Este ano, além da Kärcher, outras empresas já têm inauguração prevista no primeiro e segundo semestre: BAKELS, SHW, SYSTEC e HOLLBRAS.
Ampliação
Para aumentar ainda mais o número de empresas no município prosseguem as obras que irão permitir a ampliação do Distrito Industrial de Vinhedo, na área de mais de 1 milhão de metros quadrados, um espaço que equivale a 150 campos de futebol e deverá receber nos próximos anos mais empresas de grande porte.
“Como consequência da política iniciada pelo ex-prefeito, Milton Serafim, somos muito procurados pelos incentivos fiscais que a cidade oferece como atrativo às empresas, além da infraestrutura adequada e a localização estratégica de Vinhedo, próxima ao Aeroporto de Viracopos e rodovias importantes", comenta o prefeito Jaime.