Em sua despedida, prefeito reiterou questões importantes para a região, como a construção de um hospital regional, a integração entre os municípios no Deinter e DER; Milton Serafim recebeu elogios pela sua atuação no Conselho
O prefeito Milton Serafim participou na última quinta-feira (27) de sua última reunião como membro do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC) como chefe do Poder Executivo vinhedense. A reunião foi realizada na cidade de Cosmópolis e o prefeito foi acompanhado pelo secretário de Governo e vice-prefeito, Jaime Cruz.
Marcou presença no encontro o prefeito de Cosmópolis, Dr Antonio Fernades Neto, anfitrião do evento, Cristina Carrara, prefeita de Sumaré e vice-presidente do Conselho, que assumiu a presidência na ausência do prefeito de Holambra, Dr Fernando Fiori de Godoy, Clayton Machado, prefeito de Valinhos, João Gualberto Fattori, prefeito de Itatiba, Benjamin Vieira de Souza (Bill), prefeito de Nova Odessa, Beto Zem, prefeito de Morungaba, Denis Andia, prefeito de Santa Bárbara D’Oeste, Reinaldo Nogueira, prefeito de Indaiatuba, Pedro Franco, prefeito de Engenheiro Coelho, Dr. Maurício Dimas Comisso, prefeito de Santo Antonio de Posse, e o vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira.
Questões metropolitanas
Em sua despedida, o prefeito Milton Serafim, que foi o primeiro presidente do Conselho, em 2001, e também em 2013, fez questão de trazer à discussão alguns temas importantes para a RMC. “Estou me desincompatibilizando do cargo de prefeito e gostaria de deixar algumas questões importantes que já iniciamos e precisam continuar. Temos que lutar juntos, para que o Estado priorize a construção de um hospital regional de urgência e emergência para atendimento da população da RMC, e não permitir que esta prioridade fique para segundo plano, ou seja, somente após a construção do Hospital na região metropolitana de São Paulo", comentou Milton Serafim.
O prefeito reiterou para que, nas próximas reuniões, os prefeitos continuem a lutar por algumas reivindicações que, junto com os colegas, ele iniciou. Como exemplo disso, a solicitação ao Governador Geraldo Alckmin para que os municípios de Americana, Artur Nogueira, Engenheiro Coelho, Cosmópolis, Hortolândia, Sumaré, Monte Mor, Nova Odessa e Santa Bárbara D’ Oeste, hoje vinculados ao Deinter 9 (Piracicaba), passem a fazer parte da área circunscricional Deinter 2 (Campinas), para que os municípios da RMC estejam integrados, com especial interesse no aspecto da segurança.
Outro pedido importante citado pelo prefeito Milton Serafim foi pelo desenvolvimento de estudos por parte da Secretaria de Estado de Logística e Transporte para que os municípios de Americana, Santa Bárbara D’ Oeste e Nova Odessa, hoje vinculados à regional do DER de Rio Claro passem a fazer parte da circunscrição da regional do DER de Campinas.
Elogios
Em sua reunião de despedida do Conselho, o prefeito Milton Serafim recebeu diversos elogios dos colegas das cidades pela sua participação ativa.
“O prefeito Milton Serafim é campeão de frequência na RMC", afirmou Luiz Augusto Baggio, atual secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública da Prefeitura de Campinas, ao se referir sobre a presença constante do prefeito Milton Serafim nos debates dos assuntos de interesse regional, no Conselho da RMC.
O prefeito de Morungaba, Beto Zem, agradeceu o apoio do prefeito Milton Serafim para que a cidade passasse a fazer parte dos municípios que integram a RMC. "Você, Milton Serafim, como presidente do Conselho da RMC, abriu as portas para a entrada de Morungaba na Região Metropolitana de Campinas", comentou.
A coordenadora da Universidade Aberta à Terceira Idade, Jeanete Liasch Martins de Sá, que fez uma apresentação na reunião em Cosmópolis, também fez questão de exaltar a qualidade do atendimento ao idoso em Vinhedo sob o comando do prefeito Milton Serafim.
"A cidade de Vinhedo é um dos ótimos exemplos que temos na Região Metropolitana de Campinas no cuidar do idoso", comentou.
Vinhedo, aliás, é a cidade da RMC com o mais alto índice de expectativa de vida, segundo dados da ONU que qualificou Vinhedo como uma das melhores cidades do Brasil em qualidade de vida.