O prefeito Milton Serafim e a primeira-dama, Neusa Serafim, fizeram questão de prestigiar no último sábado, dia 22, a solene missa em comemoração ao centenário da Paróquia Sant´Ana.
A missa foi celebrada pelo Monsenhor João Luiz Fávero (representando o arcebispo metropolitano Dom Airton José dos Santos) e pelos padres, Clodoaldo Rogério Verdin, Rogério Cansian e José Carlos Lima, e foi marcada pela emoção, uma vez que a história de Vinhedo está diretamente ligada à trajetória da paróquia.
O prefeito Milton Serafim, homenageado na missa com a entrega de uma lembrança, enalteceu a vida religiosa em Vinhedo e a importância da construção da igreja de Sant´Ana, ainda no período da antiga vila de Rocinha.
“É um dos momentos mais lindos da história de Vinhedo e me sinto honrado por estar como prefeito da cidade nesta data tão especial”, comentou o prefeito Milton Serafim, que ao lado da primeira-dama e do vice-prefeito e secretário de Governo, Jaime Cruz, fez a entrega de uma cesta de uvas ao Monsenhor João Luiz Fávero, representando a fruta símbolo do nosso município que originou o evento mais tradicional de Vinhedo, a Festa da Uva. Durante a solenidade, moradores da cidade também entraram com símbolos que recordam os 100 anos da paróquia.
A deputada estadual Célia Leão; o vice-prefeito e secretário de Governo, Jaime Cruz; o secretário de Cultura e Turismo, Adriano Corazzari; o secretário da Educação, José Luís Bernegossi; o secretário de Indústria, Comércio e Agricultura, José Pedro Cahum; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Claudete Palaro e os vereadores Ana Genezini, Paulinho Palmeira, Martha Leão, Dario Pacheco e Carlinhos Paffaro e demais autoridades também prestigiaram a solenidade.
Sant´Ana é a padroeira de Vinhedo.
História
No dia 22 de fevereiro de 1914, por decreto assinado por Dom João Batista Correia Nery, então bispo de Campinas, elevou-se a capela de Sant’Ana à categoria de Matriz da Paróquia de Sant’Ana, recebendo como seu primeiro pároco o Padre Basílio Pires.
1914 – Padre Basílio Pires / Padre Alberto Motz
1920 – Padre Izidoro Ermeti
1923 – Padre Francisco Duenãs
1932 – Padre Dario Wanderley de Lima
1935 – Padre Luiz Saes
1948 – Padre Favorino Carlos Marrone
1993 – Padre João Aparecido Passadori
2010 – Padre Clodoaldo Rogério Verdin
Festa da Uva e do Vinho
A 53ª Festa da Uva e 5ª Festa do Vinho de Vinhedo, que encerrou neste domingo, dia 23, resgatou este ano a Vinhedo de antigamente e, consequentemente, prestou homenagem à paróquia pelo centenário.
O material de divulgação do evento continha o selo comemorativo à data. Nos cartazes, espalhados por diversos pontos da cidade com a programação dos shows principais, havia também um arco, com tons claros, sob a imagem dos artistas que se apresentaram na festa. O arco, composto por uvas com a logomarca da FUV, foi uma alusão ao arco existente no altar da igreja matriz.
Dentro da programação de passeios turísticos da Festa também foi criado um roteiro específico para permitir ao visitante conhecer um pouco mais da história de Vinhedo, já que a construção da capela que foi elevada à Matriz de Sant´Anna ocorreu antes da emancipação da cidade e até da celebração da colheita que originou a Festa da Uva em Vinhedo. O Roteiro da Fé levou turistas à Igreja Matriz de Sant´Ana localizada no Centro de Vinhedo, local em que foi realizada a primeira Festa da Uva com iniciativa dos agricultores e do padre da época, Monsenhor Favorino Carlos Marrone. Logo após a visita à Matriz, os visitantes visitaram o recém-inaugurado Portal do Cristo e tiveram a oportunidade de conhecer o Memorial do Monsenhor Favorino, espaço dedicado a uma das pessoas que ajudaram a construir a história de Vinhedo.
Ainda na Festa da Uva e do Vinho de Vinhedo, a decoração do Ginásio de Esportes do Parque Municipal também resgatou Vinhedo no período de Rocinha, com réplica da antiga Capela (que depois se tornaria a igreja Matriz), o coreto que existia na praça Sant´Ana e o cinema de décadas atrás, além da fachada das casas que existiam antigamente.