Uma das atividades realizada pelos idosos que participam do Projeto “Quero Vida”, desenvolvido pela Prefeitura de Vinhedo por meio da Secretaria de Assistência Social, com apoio das secretarias de Saúde, Esportes e Lazer e Educação, é o cultivo de plantas em uma horta comunitária adaptada.
Recentemente o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, anunciou a ampliação da estrutura do Quero Vida. A expectativa é duplicar a capacidade de atendimento no local, que atualmente é de 20 idosos. O valor estimado da obra é de R$ 390 mil, com recursos da própria municipalidade. “Em Vinhedo valorizamos o idoso e, dia após dia, temos trabalhado para melhorar e criar ações que refletem esta valorização em relação à sua qualidade de vida”, disse na ocasião.
Faz bem cuidar da terra
Quem acompanha o trabalho na horta se encanta com o cultivo de pimenta, hortelã, salsinha e cebolinha, feijão e muitas outras variedades escolhida por cada usuário.
De acordo com a coordenadora do Quero Vida, Denise Francisco, a horta é uma excelente atividade para estimular a autonomia e independência dos participantes. “É bem interessante, pois estimula a memória espacial, a coordenação motora, a capacidade deles de cumprirem tarefas sozinhos, além do estímulo de terem a responsabilidade de regar, tirar as ervas daninhas e colher o que plantam. Cuidar da terra também traz tranquilidade ao mesmo tempo que estimula a convivência em grupo”, destaca a coordenadora.
Ela reforça que a horta é suspensa, totalmente adaptada para que todos que tenham interesse possam cultivar suas plantas, inclusive cadeirantes ou quem faz uso de andador.
Serviço
O Projeto Quero vida é direcionado a pessoas com mais de 60 anos, que estejam em situação de vulnerabilidade ou risco social e que, por suas condições pessoais, requeiram o auxílio de pessoas ou equipamentos especiais à realização de suas atividades do dia a dia, tais como higiene pessoal, alimentação, mobilidade, etc.
“Desta forma, garantimos a este cidadão um espaço de muito acolhimento, proteção e de convivência, para manutenção e preservação de suas saúdes mental e física. As famílias dos idosos têm aprovado o serviço, pois acompanham em suas casas a felicidade de seus entes queridos e o carinho com o qual cuidamos deles enquanto estão no trabalho”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Claudineia Vendemiatti Serafim.
Critérios
Assim que manifestado o interesse, é agendada uma visita domiciliar ao idoso e à sua família para a verificação dos pré-requisitos exigidos como situação socioeconômica do idoso e da família cuidadora, a situação de saúde do idoso, de acordo com os critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) etc. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3886-2324.
Localização
O Quero Vida fica na Avenida Presidente Castelo Branco, nº 1.385, no Jardim São Matheus, ao lado do Centro Médico Dr. Manoel Matheus, do Centro Aquático da Melhor Idade e da sede do serviço de convívio e fortalecimento de vínculos de idosos, o Grupo Bem Viver.