Em 2013 foram criados mais de 1,2 mil postos de trabalho no município
De acordo com os dados do Ministério do Trabalho, Vinhedo alcançou a 2ª posição no número de empregos formais por mil habitantes no acumulado de janeiro a dezembro de 2013 em relação às 19 cidades que formam a RMC – Região Metropolitana de Campinas.
Ainda conforme as informações oficiais, Vinhedo conta com 37.919 pessoas empregadas com registro em carteira, o que representa 543 empregos para cada mil habitantes.
Esse índice supera o de todas as cidades da RMC – 329 empregos por mil habitantes -, de todo o estado de São Paulo – 293 empregos por mil -, e até do Brasil, com a marca de 202 empregos formais por mil habitantes.
De janeiro a dezembro foram criados em Vinhedo 1.204 postos de trabalho, com taxa de crescimento de 3,28, superior à taxa de crescimento regional (1,76%), estadual (2,14%) e brasileira (2,82%).
Novas empresas
O prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, destaca que um dos motivos que ocasionou o aumento no número de empregos formais em 2013 na cidade foi a instalação de 11 novas empresas. “Além da localização privilegiada, entre as principais rodovias estaduais (Anhanguera, Bandeirantes e Dom Pedro), a proximidade com o Aeroporto Internacional de Viracopos e com os principais centros comerciais do estado, Campinas e São Paulo, essas empresas escolheram Vinhedo para realizarem suas atividades graças ao desenvolvimento econômico e industrial oferecido no município. O mais importante com a vinda dessas empresas é que, além de gerar renda, novos empregos são criados para a nossa população”, declarou o prefeito Milton Serafim.
Balanço positivo
No ano passado as empresas que iniciaram atividades na área industrial em Vinhedo foram: SCANIA, OMRON, LOMEX (Jardim Três Irmãos), ALFALOG (Capela), ATCO PLÁSTICOS, SYNERGY, MAZAK, CIEP Brasil, CCL LABEL, A. Raymond e AGE do Brasil. Em 2014, 5 empresas já têm inauguração prevista no primeiro e segundo semestre: BAKELS, KARCHER, SHW, SYSTEC e HOLLBRAS.
Ampliação do Distrito
Vinhedo já conquistou lugar de destaque quando se fala em instalação de novas empresas, pela localização privilegiada e infraestrutura. Para aumentar ainda mais esse número, a Prefeitura de Vinhedo prossegue as obras que irão permitir a ampliação do Distrito Industrial de Vinhedo, na área de mais de R$ 1 milhão de metros quadrados, um espaço que equivale a 150 campos de futebol e deverá receber nos próximos mais empresas de grande porte.
Outras iniciativas
Para atrair a vinda de novas empresas e prevendo a ampliação das indústrias já instaladas na cidade, o prefeito Milton Serafim já solicitou ao Governo do Estado de São Paulo a duplicação da Rodovia Miguel Melhado Campos, que liga Vinhedo ao Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado em Campinas, e é o principal acesso ao Distrito Industrial de Vinhedo. A construção de uma nova entrada ao parque industrial para garantir mais segurança no trânsito local também foi solicitada.