A Prefeitura de Vinhedo mostrou que a cidade está preparada para se reestruturar rapidamente após grandes estragos de ordem natural, como a chuva e os fortes ventos que atingiram o município no último domingo (12), resultando em queda de árvores e outros danos. Com o objetivo de dar o suporte ao município em casos como estes, em abril de 2013, o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, assinou a adesão ao “Programa de Cidades Resilientes”, da Organização das Nações Unidas (ONU), focado na redução de riscos de desastres nas cidades, fazendo com que os municípios se comprometam a promover ações em todos os setores para se prepararem contra eventuais desastres e proteger a comunidade.
Para o prefeito de Vinhedo, situações como a de domingo reforçam a importância da melhora contínua dos serviços e estrutura ofertada à população da cidade, além de padronizar, em Vinhedo, as indicações ao setor e seguidas nos municípios reconhecidos pela ONU no restante do mundo.
“Infelizmente não podemos controlar a força da natureza, mas reunimos todos os esforços possíveis, com a integração de secretarias municipais, com o objetivo de não causar transtornos à população. Aderindo ao programa, assumimos o compromisso de minimizar os riscos de desastres e faremos o possível para deixarmos o município bastante preparado quando houver situações que possam colocar em risco o bem-estar social”, destacou o prefeito Milton Serafim. O Rotary Club também é parceiro da ação e se aliou à iniciativa em Vinhedo.
Aspectos considerados
À análise dos aspectos analisados, a equipe responsável pelo programa em Vinhedo segue um questionário padrão e internacional da Organização, que indica a verificação de aspectos funcionais, incluindo a capacitação dos funcionários e padronização de atendimento; aspectos estruturais do prédio, incluindo água, saneamento e drenagem pluvial; sistemas elétricos e de comunicação, gases clínicos e sistema contra incêndios.
Segundo a ONU, uma cidade resiliente é aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e, de maneira organizada, prevenir que vidas e bens sejam perdidos.
Visita
O prefeito Milton Serafim tirou a manhã desta segunda-feira, dia 13, para percorrer as ruas de Vinhedo e acompanhar, de perto, o trabalho executado pela Prefeitura em decorrência da chuva intensa que atingiu o município na tarde de domingo.
Acompanhado do secretário de Transportes e Defesa Social, Toninho Falsarella, ele conferiu a sequência das retiradas das árvores e manutenções necessárias nos bairros da cidade e, inclusive, conversou com moradores, que enalteceram a rapidez da Prefeitura nas ações pós-tempestade, que já iniciaram ontem.
“Ressaltamos que os trabalhos preventivos realizados pela Prefeitura, como as obras no córrego Pinheirinho, na altura do bairro Barra Funda, e nas galerias pluviais da Avenida Presidente Castelo Branco, resultaram positivamente já que não foram registrados pontos de alagamentos nestes locais. Ainda, vale ressaltar que o programa de Cidades Resilientes da ONU, focado na redução de riscos de desastres nas cidades também surtiu efeito positivo, provando que Vinhedo está preparada contra eventuais desastres e proteção à comunidade”, esclareceu o prefeito Milton Serafim, que assinou em abril de 2013 o compromisso de adesão da cidade ao programa. O Rotary Club também é parceiro da ação e se aliou à iniciativa em Vinhedo.