Desde que assumiu a presidência do Conselho da RMC no início deste ano, o prefeito Milton Serafim tem defendido o pensamento metropolitano como o ponto central para os avanços em diversas áreas, como é o caso da segurança e nesta sexta-feira, dia 13 a região deu um salto no combate à criminalidade. O prefeito de Vinhedo, Milton Serafim e presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC – Região Metropolitana de Campinas – participou ao lado do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, da inauguração das novas câmeras integradas de segurança que compõem a Central Regional de Inteligência e Monitoramento.
O evento ocorreu em Indaiatuba e contou com a presença do secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni; o secretário de Gestão Pública, Davi Zaia; o deputado estadual, Rogério Nogueira; o secretário municipal de Transporte e Defesa Social, Toninho Falsarella; o chefe de Gabinete da Secretaria de Governo, Carlos Tosto e demais autoridades da região.
A iniciativa começa a aplicar o conceito de interligação dos monitoramentos, criando uma base de dados compartilhada, que vai combater de forma integrada e inteligente a ação dos criminosos na região. “Como presidente da RMC sempre destacou a importância da integração metropolitana como ponto central das soluções neste setor e da criação de um sistema único de segurança para combater a criminalidade nas 19 cidades da região. Não podemos pensar em combater a criminalidade de forma individual, por isso é importante fazermos algo que ajude municípios de forma integrada na área de segurança. É importante esta sintonia entre as cidades utilizando o sistema de monitoramento e com a central de inteligência abrangendo toda a região”, destacou o presidente da RMC.
Em seu discurso, o governado do Estado, Geraldo Alckmin, ressaltou que as cidades de Vinhedo e Indaiatuba foram pioneiras na implantação de câmeras de segurança em suas cidades, além de destacar o trabalho desenvolvido pelo Conselho da RMC para, em conjunto, buscarem soluções para os problemas coletivos, como a liberação de verbas aos municípios por parte da Agemcamp para instalação de câmeras.
Vinhedo referência em segurança
Recentemente, a segurança pública de Vinhedo foi ampliada, com a instalação de novas câmeras de vídeomonitoramento, já em operação nas ruas Nove de Julho, Manoel Matheus, Humberto Pescarini e na Praça da Bíblia, na Capela, e também na rotatória que dá acesso à Represa I, terminal rodoviário Antônio Zechin (Centro), Avenida dos Imigrantes, na Praça Sant’Anna, além de outros pontos Avenida das Indústrias, no Distrito Industrial. “Agora, além do monitoramento e gestão de placas de veículos (SENTRY) temos mais esta ferramenta de segurança, o vídeomonitoramento [GENETEC, modelo Omnicast, personalizado para Vinhedo], o que significa mais tecnologia para o setor de segurança”, afirmou o prefeito Milton Serafim.
As novas câmeras de vídeomonitoramento, que têm alta resolução e zoom aprofundado, foram viabilizadas no município por intermédio do Conselho da RMC, após a Prefeitura ter celebrado convênio com a Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), vinculada ao Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas (Fundocamp).
Todo o controle dos equipamentos é unificado pela Prefeitura no Centro de Inteligência, Comunicação e Monitoramento (Cicom), alocado na sede da Guarda Civil Municipal, no Jardim Alves Nogueira. Com os novos aparelhos, Vinhedo passa a contar com o total de 65 equipamentos de monitoramento por câmera – incluindo os de vídeo e de Optical Character Recognition (OCR) – todos digitais e com a alta definição.