Entre os dias 11 e 14 de novembro as Unidades Básicas de Saúde intensificam o teste de glicemia capilar e também orientam os usuários em relação ao exame do pé diabético
O último dia 10 foi um domingo diferente para muitos vinhedenses. Pela primeira vez, a Prefeitura de Vinhedo, por meio das Secretarias de Saúde e de Esporte e Lazer, promoveu a Caminhada da Melhor Idade, em referência a Semana de Prevenção ao Diabetes. De acordo com estimativa da Guarda Municipal, cerca de 200 pessoas, entre idosos, adultos, jovens e crianças, participaram do evento.
“Mobilizar os vinhedenses para controle constante do diabetes foi o objetivo principal da Caminhada. Queremos esta semana, em que se comemora o Dia Mundial de Controle do Diabetes, levantar esta bandeira sobre a importância da prevenção da doença”, comentou o prefeito Milton Serafim que prestigiou o evento que teve como percurso a Avenida Rosa Zanetti Ferragut, recentemente duplicada.
Durante o trajeto, de aproximadamente 2,5 quilômetros, os participantes receberam orientações de professores de educação física. O evento também foi marcado por apresentação da fanfarra do Grupo Bem Viver da Terceira Idade e aula gratuita de zumba, que agitou os participantes no ponto de concentração da caminhada.
Saúde preventiva
A equipe de enfermagem esteve presente na Caminhada da Melhor Idade para realização de exames preventivos. Noventa e cinco pessoas procuraram as tendas da Secretaria de Saúde para aferição da pressão arterial. Foram realizados 40 testes de glicemia capilar, a forma mais rápida de fazer o controle da taxa de açúcar no sangue.
Como os níveis elevados de glicose no sangue por um longo tempo podem levar à perda de sensibilidade e dificuldade na circulação do sangue nos pés do diabético, a Prefeitura também ofereceu na Caminhada da Melhor Idade a avaliação gratuita dos pés. Das 20 pessoas que realizaram o exame 10 foram encaminhadas esta semana para nova avaliação no Centro de Feridas e realização de exames específicos.
Orientações nas Unidades de Saúde
Entre os dias 11 e 14 de novembro, as Unidades Básicas de Saúde intensificam o teste de glicemia capilar e também orientam os usuários em relação ao exame do pé diabético.
Os pacientes com diabetes têm motivos especiais para cuidar de seus pés. Níveis elevados de glicose no sangue por um longo tempo podem levar à perda de sensibilidade e dificuldade na circulação do sangue nos pés do diabético. O paciente pode não sentir queimaduras, cortes e machucados, facilitando o aparecimento de infecções, que interferem no bom controle do diabetes. De acordo com informações da Secretaria de Saúde, o cuidado diário e meticuloso dos seus pés e a escolha de um calçado adequado ajudam a prevenir esses problemas.
Material informativo sobre os cuidados com os pés serão distribuídos nas Unidades de Saúde. “Queremos durante esta semana alertar os moradores de Vinhedo sobre a saúde dos pés, principalmente aos pacientes diabéticos que podem sofrer sérias lesões sem perceber”, explicou a secretária de Saúde, Nádia Capovilla.
Os pacientes que apresentaram alterações serão encaminhados ao ambulatório de feridas para nova avaliação e realização de exames específicos.
Durante todo o ano, a Secretaria de Saúde oferece gratuitamente o exame de glicemia capilar. Em relação ao pé do paciente diabético as orientações são realizadas pelos médicos da Rede Municipal de Saúde e também no ambulatório de feridas.
Diferencial para prevenção do diabetes
Os diabéticos e os hipertensos de Vinhedo contam com programa específico elaborado pela Secretaria de Saúde há mais de 10 anos. O atendimento ocorre nas Unidades Básicas de Saúde.
Além do atendimento especializado, com endocrinologista, cardiologista e nutricionistas, há acompanhamento da equipe de enfermagem que verifica a glicemia (açúcar no sangue) por meio de testes feitos na própria Unidade e do controle da pressão arterial.
Mas o grande destaque é a distribuição gratuita de medicamentos, como a insulina, fundamental para controlar a doença, segundo a secretária de Saúde, Nádia Capovilla. “Atualmente temos 1.179 usuários sendo atendidos com glicosímetro (aparelho para medir a glicose), tiras de mensuração de glicose e lancetas. Além disso, o município de Vinhedo é o único da região que atende a população oferecendo gratuitamente, além das insulinas NPH e regular, as insulinas lispro, aspart, glarcina, detemir, em franco e refil”, explico a secretária de Saúde.
Avenida duplicada
A Avenida Rosa Zanetti Ferragut, no Jardim Itália, foi utilizada como trajeto para a realização da Caminhada da Melhor Idade. Uma nova via lateral foi criada na avenida para circulação de veículos ao lado do Córrego Primavera, recentemente canalizado, desde o cruzamento com a Avenida Independência até a Rua Manoel Matheus, atrás do Memorial do Imigrante. A avenida foi duplicada com a finalidade de melhorar o trânsito para os motoristas que trafegam do Portal sentido Centro e Região do Cristo e também no sentido oposto.
Guias, sarjetas e asfalto foram feitos, calçadas construídas para permitir acessibilidade e travessia segura aos pedestres, e postes de iluminação pública foram implantados. A praça Centenário do Rotary também foi revitalizada.
A Avenida Rosa Zanetti Ferragut foi interligada à Rua Salvador Rotella, se tornando um dos principais acessos de Vinhedo para circulação de veículos, na opinião do prefeito Milton Serafim.
Córrego canalizado
A duplicação da Avenida Rosa Zanetti Ferragut só foi possível após a Prefeitura investir na canalização do Córrego Primavera. Pelo sistema de gabião, a obra foi feita em aproximadamente 1 km de extensão, margeando a avenida, desde o cruzamento com a Rua Manoel Matheus, passando por baixo da Avenida Independência até desembocar no Córrego Pinheirinho, margeando a Rua Salvador Rotella.
Neste trecho do Córrego Pinheirinho também foi executada a obra de canalização em aproximadamente 500 metros de extensão entre as Ruas Palmeiras e Xanxerê.
Para comportar maior vazão de água em época de chuva intensa, a Prefeitura também colocou aduelas sob a Avenida Independência, interligando os dois córregos.
Melhorias no trânsito no Portal
Para melhorar o fluxo de veículos na região do Portal foi criada uma nova alça de acesso que direciona o trânsito da Avenida Apparecida Tellau Seraphim à Avenida Rosa Zanetti Ferragut, no Jardim Itália e Avenida Manoel Matheus e uma nova rotatória construída próximo ao Memorial do Imigrante. A obra faz parte do projeto de melhorias no trânsito de Vinhedo e contempla, principalmente, alterações na região Central e do Portal.
Desde a última sexta-feira, dia 8, a Prefeitura adotou novas regras de trânsito na região do Portal, com o objetivo é proporcionar mais fluidez ao tráfego na malha viária municipal.
A Avenida dos Imigrantes passou a ter mão única de circulação da altura da Rua dos Bem-te-vis até o Memorial do Imigrante, sentido centro-bairro. Já a Rua dos Bem-te-vis, no Jardim Junco, ganhou o sentido único invertido válido da Rua Manoel Matheus em direção à Avenida dos Imigrantes.
Além das novas regras ao tráfego dos veículos o projeto de melhoria no trânsito também contemplada a criação de mais vagas de estacionamento.