A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, prossegue com a ampliação da rotatória existente no Portal, ao lado do Memorial do Imigrante e a criação do novo acesso, que irá direcionar o trânsito da Avenida Apparecida Tellau Seraphim à Avenida Rosa Zanetti Ferragut. O local já recebe guias e sarjetas; o próximo passo é a pavimentação asfáltica.
A obra faz parte do projeto, em estudo, de melhorias no trânsito de Vinhedo e contempla, principalmente, alterações na região Central e do Portal.
As alterações serão possíveis após realização do trabalho de duplicação da Avenida Rosa Zanetti Ferragut, no Jardim Itália. A infraestrutura urbana é feita na lateral do córrego Primavera, com a criação de uma nova via lateral para circulação de veículos.
A avenida foi duplicação com a finalidade de melhorar o trânsito para os motoristas que trafegam do Portal sentido Centro e Região do Cristo e também no sentido oposto.
A obra já foi executada no trecho entre a Rua Manoel Matheus e a Rua dos Pardais. Guias, sarjetas e asfalto foram feitos, calçadas construídas para permitir acessibilidade e travessia segura aos pedestres, e postes de iluminação pública foram implantados. O trabalho, agora, prossegue do trecho existente entre a Rua dos Pardais até a Avenida Independência. Após a conclusão total da pavimentação asfáltica, a Avenida Rosa Zanetti Ferragut estará totalmente interligada à Rua Salvador Rotella, se tornando um dos principais acessos de Vinhedo para circulação de veículos.
A Praça Centenário do Rotary, localizada atrás do Memorial do Imigrante, também começou a ser revitalizada.
Canalização dos córregos
A criação deste novo acesso na Avenida Rosa Zanetti Ferragut só está sendo possível após a Prefeitura realizar, recentemente, a canalização do Córrego Primavera. Pelo sistema de gabião, a obra foi feita em aproximadamente 1 km de extensão, margeando a avenida, deste o cruzamento com a Rua Manoel Matheus (atrás do Memorial dos Imigrantes), passando por baixo da Avenida Independência até desembocar no Córrego Pinheirinho, margeando a Rua Salvador Rotella.
Neste trecho do Córrego Pinheirinho também foi executada a obra de canalização em aproximadamente 500 metros de extensão entre as Ruas Palmeiras e Xanxerê.
Para comportar maior vazão de água em época de chuva intensa, a Prefeitura também colocou aduelas sob a Avenida Independência, interligando os dois córregos.