Para agilizar atenção ao morador, munícipe é atendido até com hora marcada; deve agendar o melhor dia e horário na unidade Centro ou Capela
Locais de atendimento direto à população de Vinhedo que deseja saber mais sobre como ter em sua residência o acesso gratuito e ilimitado ao sinal à internet do Soluções Integradas Municipal (SIM) Vinhedo Digital; e para solicitação e emissão do Cartão Saúde Nacional, entre outros serviços, as centrais SIM Vinhedo Digital – unidades Centro e Capela – efetuaram mais de 3,2 mil atendimentos em agosto. O total registrado no último mês, inclusive, chega a ser quase 62% maior que ao registrado em julho.
Em julho, as centrais SIM Vinhedo Digital, da Prefeitura, registraram o total de 1.996 atendimentos, sendo 390 por agendamento e 1.606 de procura espontânea. Já em agosto as unidades efetuaram 600 atendimentos à população por agendamento e 2.609 de procura imediata, chegando ao total de 3.209 cidadãos atendidos. “Optamos por criar a possibilidade de se agendar o atendimento para que os moradores possam se programar com antecedência e serem atendidos rapidamente, economizando seu tempo e para que já saiam da Central SIM Vinhedo Digital com o seu cartão SUS, por exemplo, devidamente emitido”, disse o prefeito Milton Serafim.
Adotado há pouco mais de um mês, o agendamento – sobretudo à emissão do Cartão Saúde Nacional – foi adotado pela Prefeitura de Vinhedo para conferir mais economia em tempo de atendimento ao morador e para que ele não fique em filas longas, uma vez que o cadastramento do cidadão para obtenção deste documento exige a digitalização de todos os documentos apresentados pelo morador para registro único à emissão da matriz do cartão. Já à verificação de acesso ao sinal gratuito e ilimitado de internet, o atendimento é feito a partir da procura do morador, que também pode consultar antecipadamente se reside dentro da área de cobertura do sinal gratuito e ilimitado (veja mais informações abaixo).
Ainda para atendimento dos moradores que desejam obter o Cartão Saúde Nacional, a Prefeitura ampliou o horário de término do atendimento, exclusivamente, aos agendados das 17 para as 19 horas. “Neste horário ampliado temos, exclusivamente, chamado os moradores já agendados conforme confirmação e contato da própria central diretamente com o usuário”, explicou o secretário municipal de Governo, José Luis Bernegossi, que também integra o Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), equipe que lidera as ações do SIM Vinhedo Digital.
Neste mês – até esta segunda-feira, dia 16 – dos 1.302 horários de atendimento por agendamento, as centrais SIM Vinhedo Digital já atenderam em setembro 549 pessoas. Em outubro, 1.424 cidadãos já confirmaram seu atendimento em horário previamente marcado, enquanto que em novembro os agendamentos devem beneficiar 2.188 pessoas, com atendimento rápido e eficiente. “À emissão do Cartão Saúde Nacional lembramos, ainda, que pessoas com deficiência, gestantes, idosos ou munícipes com crianças de colo não precisam agendar o horário de atendimento, assim como os moradores com casos urgentes, em que o paciente esteja internado ou com pedido de internação e cirurgia, entre outros”, reforçou a secretária municipal de Saúde, Nádia Capovilla.
Ainda no atendimento, o cidadão pode também solicitar a emissão do Cartão Nacional Saúde para seus dependentes legais (filhos menores de 18 anos ou idosos). Para relembrá-lo do atendimento agendado na central SIM Vinhedo Digital, os moradores também recebem um dia antes uma mensagem SMS no número de celular fornecido no momento do agendamento, com a data e o horário em que deve comparecer na central SIM. “Esta estratégia que foi adotada pela Prefeitura tem ajudado a evitar os não comparecimentos, uma vez que o morador é relembrado sobre seu horário de forma bastante eficiente, um dia antes ao atendimento!”, disse o secretário municipal de Administração, José Pedro Cahum, que também faz parte do CTIC.
Solicitação do Cartão Saúde Nacional
O Cartão Nacional Saúde já considerado obrigatório para utilização dos serviços públicos e da rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), em qualquer lugar do Brasil. À emissão do documento em Vinhedo, nos casos considerados de urgência, basta o munícipe procurar a unidade SIM Vinhedo Digital que funciona no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com os seguintes documentos à emissão do cartão: Registro Geral (RG) ou certidão de nascimento, aos que ainda não tenham RG; Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o novo título de eleitor emitido em Vinhedo pela Central de Cadastramento Biométrico, do Tribunal Regional Eleitoral. Caso o morador seja menor e ainda não tenha o título, deverá apresentar este mesmo documento do seu responsável legal.
Aos que solicitam o cartão em caráter de urgência, é indicado apresentar o exame, o documento ou a receita. A todos os moradores, além dos documentos acima, também é preciso que forneçam à emissão do Cartão Saúde Nacional um comprovante de residência em nome do usuário solicitante, sendo aceitas – apenas – as faturas de água ou luz do mês vigente (atualizada). Caso o morador não tenha um comprovante de endereço em seu nome ou de seus responsáveis legais é preciso apresentar uma fotocópia do contrato do imóvel alugado.
A partir do atendimento presencial na central SIM Vinhedo Digital do Centro, o Cartão Nacional de Saúde é emitido e entregue ao morador logo após a conclusão do preenchimento do cadastro único do cidadão. Já na unidade que funciona na região Capela, a matriz física do cartão pode ser retirada pelo munícipe na Central em até 30 dias úteis após a solicitação, uma vez que a impressão do cartão está unificada na região Central.
Acesso gratuito ao sinal de internet: consulta on-line
O acesso ao sinal de internet, de forma gratuita pela Prefeitura, já está disponível para mais de 70% dos habitantes de Vinhedo, pelo SIM Vinhedo Digital. Para facilitar a vida dos moradores, a Prefeitura até criou um sítio eletrônico em que o cidadão pode consultar se reside dentro da área de cobertura deste acesso ao uso gratuito do sinal de internet: http://consulta.vinhedo.sp.gov.br. O acesso, que é ilimitado, não tem mensalidade e garante 512 KB dedicados.
Ao preencher os dados requeridos – que são nome, e-mail, telefone e logradouro – a rápida consulta de viabilidade é feita automaticamente e o morador sabe em poucos segundos se a rua em que reside se encontra dentro da área de cobertura do sinal de acesso gratuito à internet pelo SIM Vinhedo Digital. Na confirmação da disponibilidade técnica de acesso, o morador pode comparecer em uma das duas unidades do SIM Vinhedo Digital de atendimento à população para requerê-lo e com documentos pessoais – tais como o CPF, RG e o novo título de eleitor emitido em Vinhedo – além de um comprovante de endereço em nome do solicitante, juntamente ao carnê do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).
Apresentada a documentação exigida à solicitação, o morador poderá assinar o termo de uso do sinal, a partir do qual se responsabiliza pela utilização correta da facilidade e será orientado sobre como adquirir o kit-cidadão, indispensável para ter acesso ao sinal do SIM Vinhedo Digital.
Serviço
Confira os endereços das unidades SIM Vinhedo Digital:
– Unidade Capela: Rua Antônio Amstalden, s/nº, Capela.
– Unidade Centro: Rua José Matheus Sobrinho, nº 410, Centro.
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.