Preocupada em garantir a segurança dos motoristas no novo viaduto do Jardim São Thomé, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, iniciou esta semana a implantação de barreiras de proteção nos pilares centrais da passagem sob a linha férrea do bairro. A barreira New Jersey funcionará como divisor de pistas no viaduto, separando a travessia de veículos.
O trabalhado de transformar o antigo pontilhão em viaduto contemplou a ampliação lateral e vertical das passagens, que irá permitir a travessia de veículos com até 4 metros de altura, incluindo caminhões e ônibus. Calçadas foram construídas nas duas laterais das passagens, com 1,5 metro cada, permitindo a travessia segura de pedestres. Muros de arrimo foram feitos nas laterais, juntamente com o sistema de drenagem para captação de água da chuva embaixo dos pontilhões.
Na passagem do Jardim São Thomé foi feita, ainda, a construção da nova alça de acesso à Avenida Presidente Castelo Branco, junto aos trabalhos de acesso da Rua São Mathias até o pontilhão.
De acordo com o prefeito Milton Serafim a obra proporcionará grandes benefícios à população. “Ainda faltam acabamentos finais, mas a obra será concluída em breve proporcionando muita comodidade aos motoristas que precisam utilizar as passagens diariamente. Esta foi uma obra muito trabalhosa, feita com recursos exclusivamente municipais. Quem vive próximo ao local ou utiliza a passagem sabe bem que era, antes da obra, um local estreito onde era possível circular apenas um veículo por vez, dividindo espaço com pedestres sem qualquer segurança. Depois de muito trabalho foi possível dobrar a altura das passagens sob a linha férrea, de 2,3 metros de altura para 4 metros”, explicou o chefe do executivo municipal que visitou o local acompanhado do secretário de Obras, Augusto Braccialli e dos vereadores Alexandre Viola e Paulinho Palmeira.
Barreiras de proteção também serão feitas em outros dois viadutos em que a Prefeitura realizou a ampliação lateral e vertical das passagens, localizadas na Vila Santana e no Jardim São Matheus.