O serviço que faz parte do projeto SIM — Vinhedo Digital permite agilidade no atendimento à população para agendamento de exames e consultas, mais segurança nas informações e confiabilidade nas ações e nos dados de produção são os principais benefícios deste serviço
novo sistema informatizado implantado recentemente pela Prefeitura nos prédios públicos da saúde já proporciona diversos benefícios aos funcionários por garantir, em tempo real, o acompanhamento e controle dos procedimentos realizados na Rede Municipal de Saúde.
O sistema funciona através de vários módulos que contemplam toda a necessidade de informação em saúde, desde o agendamento de consultas médicas, a realização dos exames laboratoriais, atendimento no setor de fisioterapia, agendamento de transporte de pacientes, controle de vacinas, estoque de medicamentos e insumos. O serviço está disponível em todos os prédios da saúde e contempla a inclusão da Secretaria de Saúde no Soluções Integradas Municipal – SIM – Vinhedo Digital, projeto da Prefeitura que utiliza os meios digitais para melhorar a distribuição e o acesso do cidadão aos serviços públicos municipais. O SIM-Saúde que será implantado até o final de 2014, permitirá aos munícipes o acesso a diversos serviços, como obter on line o resultados de exames, listagem completa de medicamentos e acompanhamento das consultas agendadas.
“Com este novo sistema já é possível acompanharmos, em tempo real e on line, quantas consultas estavam agendadas no período da manhã, por exemplo, em uma unidade de saúde, quantas pessoas compareceram à consulta, quantos medicamentos foram distribuídos, a quantidade de exames laboratoriais colhidos e a relação de transportes disponibilizados à população, tornando-se uma importante ferramenta de gestão”, explicou a secretária de Saúde, Nadia Capovilla, que apresentou na semana passada o novo sistema ao prefeito Milton Serafim.
A agilidade no atendimento à população para agendamento de exames e consultas, mais segurança nas informações e confiabilidade nas ações e nos dados de produção são os principais benefícios deste serviço informatizado.
A Policlínica da Capela é uma das maiores Unidade de Saúde de Vinhedo e já utiliza o sistema informatizado para agendamento de atendimento ambulatorial. A unidade concentra diversas especialidades médicas, além de serviços odontológicos, farmácia e sala de vacina e atende em média 800 pacientes diariamente.
Para o coordenador técnico da Policlínica da Capela, o enfermeiro Flávio Moreira Alves, este sistema veio para facilitar a obtenção dos dados de cada paciente e diminui a probabilidade de erros. Com o sistema as recepcionistas da Policlínica realizam de forma rápida o agendamento de consultas, atualizam os dados dos pacientes e realiza o agendamento do transporte pelo sistema. É possível, ainda, ter controle maior das faltas em consultas médicas. Desta maneira, o usuário é orientado a comparecer no dia e horário da consulta agendada evitando uma remarcação da mesma consulta com prazo maior de espera.
O sistema também proporciona relatórios estatísticos de capacidade de agendamento das consultas médicas, por período, otimizando o atendimento ao usuário.
No Setor de Almoxarifado da Saúde os benefícios já são percebidos, por permitir mais agilidade no controle de estoque de medicamentos e insumos, e alertas para futuras compras.
Quanto algum medicamento ou insumo chega ao almoxarifado é feito o lançamento do produto no sistema, contendo dados da Nota Fiscal, fornecedores, número de lote e validade, já computando a quantidade no estoque.
“Conseguimos ter um controle rápido, em tempo real, do estoque para realizar o abastecimento na farmácia em que o medicamento foi retirado por um paciente após passar por consultas médicas”, explicou a encarregada do almoxarifado, Amanda Causian.
Cartão SUS
Os pacientes que utilizarão pela primeira vez qualquer unidade de saúde precisam apresentar o comprovante de endereço atualizado e documentos pessoais (RG e CPF) para obter uma matrícula provisória na Rede Municipal de Saúde e conseguir efetuar o agendamento da primeira consulta. Neste primeiro atendimento, o paciente é orientado a procurar uma das Centrais de atendimento do SIM – Soluções Integradas Municipal – Vinhedo Digital para emissão do cartão SUS – Sistema Único de Saúde, que pode ser utilizado em qualquer lugar do Brasil.
O Cartão Nacional de Saúde é o documento projetado pelo governo federal para facilitar o atendimento ao cidadão. Em Vinhedo, ele pode ser requerido na central de atendimento do SIM que funciona na região Central (Rua José Matheus Sobrinho, nº 410) e na Capela (Rua Antônio Amstalden, s/nº).
A central é o local em que o morador deve agendar seu atendimento para emissão do Cartão Saúde Nacional, de segunda a sexta-feira, das 8h ás 17h. Pessoas com deficiência, gestantes, idosos ou munícipes com crianças de colo não precisam agendar o horário de atendimento, assim como os moradores com casos urgentes (em que o paciente esteja internado ou com pedido de internação e cirurgia, entre outros).
Para atendimento, o cidadão deve solicitar a emissão do Cartão Nacional Saúde apresentando os seguintes documentos originais: RG ou certidão de nascimento, aos que ainda não tenham RG; CPF e um comprovante de residência em nome do usuário solicitante, sendo que são aceitas as faturas de água, luz ou outras do mês vigente (atualizada). Caso o morador não tenha um comprovante de endereço em seu nome ou de seus responsáveis legais é preciso fornecer uma fotocópia do contrato do imóvel alugado ou uma declaração de endereço.
Para ampliar a emissão dos cartões aos munícipes que já agendaram seu atendimento na central SIM Vinhedo Digital do Centro, a Prefeitura ainda ampliou o horário de término do atendimento das 17 para as 19 horas. Neste horário chama exclusivamente os moradores com agendamento para atendimento a partir de 1º de outubro e conforme confirmação e contato da própria central diretamente com o usuário. Mesmo com a alteração de horário na unidade Centro, a central SIM Vinhedo Digital que funciona na região da Capela continua a operar das 8 às 17 horas.