A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou em janeiro o Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), popularmente conhecido como Médico da Família. Para impulsionar ainda mais esta ação importante, que integra o Plano de Governo do prefeito Jaime Cruz, no próximo dia 25, sábado, Agentes Comunitários de Saúde promoverão um mutirão no Jardim Florido para cadastrar moradores.
“Já realizamos um mutirão na Vila Garcez e neste sábado o foco será no Jardim Florido. É importante que os moradores recebam nossa equipe para, em seguida, serem atendidos por esse programa tão importante, que tem como foco a Saúde Preventiva. O objetivo é cadastrar pessoas que não são encontradas em casa durante a semana, pois estão no trabalho ou em outros compromissos”, destacou o prefeito Jaime Cruz.
Nesta fase inicial, o Estratégia Saúde da Família está presente nos seguintes locais: Vila Garcez, Nova Palmares, Vida Nova II, Santa Rosa, Santo Antonio, São José, Jardim Florido e Jardim das Nogueiras, todos na região da Capela. No sábado, 25, das 8h às 16h, o mutirão ocorrerá no Jardim Florido, onde houve mais dificuldade de encontrar os moradores durante a semana. A ação já foi levada para a Vila Garcez e também será levada aos outros bairros posteriormente.
Os agentes serão identificados facilmente, pois utilizam veículo oficial da Prefeitura e crachás.
Como funciona
O Programa Estratégia Saúde da Família tem como base a UBS Dr. José Osmar Meirelles dos Santos, maior Unidade Básica de Saúde de Vinhedo, inaugurada pelo prefeito Jaime Cruz em janeiro, na Vila Garcez. Essa UBS tem capacidade de atender 16 mil pessoas, sendo 4 mil pelo ESF, que desde novembro estão sendo cadastradas por agentes comunitários.
Essa primeira equipe do ESF é composta por 1 médico, 1 enfermeiro, 1 técnico de enfermagem e 6 agentes comunitários. Por meio dessas visitas, os profissionais identificam a necessidade ou não de determinada residência receber a visita de toda a equipe. Em alguns casos, a orientação é para que esses moradores recebam atendimento na própria UBS, onde a mesma equipe dá suporte.
Durante as visitas, a equipe do Estratégia Saúde da Família tem condições de verificar diversos aspectos dos moradores, incluindo questões alimentares, de higiene, bem como a necessidade de acompanhamento mais específico, por exemplo, com médicos especialistas. O planejamento prevê, em breve, também o atendimento odontológico a essas pessoas.