Unidade atende moradores de Vinhedo e Louveira e no mesmo prédio do Procon municipal, funcionando de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas
Vinhedo ganhou na manhã desta segunda-feira, dia 17, uma unidade do Centro Judiciário de Solução de Conflitos em Segunda Instância e Cidadania (Cejusc). O centro – que fica no mesmo prédio em que funciona o Procon municipal (Rua Humberto Pescarini, nº 301, Centro) – é focado no atendimento ao cidadão e na conciliação e mediação de conflitos da esfera judiciária. O Cejusc atende tanto os moradores de Vinhedo quanto os de Louveira.
Participaram da cerimônia de inauguração do Centro o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim; o juiz de direito e membro do núcleo permanente de métodos consensuais de soluções de conflito, Drº Ricardo Pereira Júnior; a juíza e coordenadora do Cejusc de Vinhedo, Drª Camila Rodrigues Borges de Azevedo; o prefeito de Louveira, Nicolau Finamore Júnior; o juiz diretor do Fórum de Vinhedo, Fábio Marcelo Holanda; o juiz e diretor da 4ª região administrativa do poder judiciário de Campinas, Drº Luiz Antônio Alves Torranos; o juiz e diretor do Fórum de Jundiaí, Drº Maurício Garibe; a juíza do Fórum de Vinhedo, Drª Euzy Lopes Feijó Liberatti.
No evento o prefeito Milton Serafim falou sobre sua satisfação em poder participar da inauguração de um serviço tão relevante à população de Vinhedo e de Louveira, reforçando que funcionará em um local em que também há serviços importantes de atendimento aos moradores, tais como o Procon e o Atendimento Cidadão, que fica próximo, facilitando ao morador a busca pelos serviços que precisa. “Essa nova porta de acesso à justiça é de extrema importância à população, principalmente porque proporcionará alta resolutividade aos moradores no atendimento de seus problemas judiciários. E fará isso de uma forma muito mais simplificada, informal e com igual qualidade. Uma data que entra para a história de Vinhedo!”, disse o prefeito.
Aos presentes, a juíza e coordenadora do Cejusc de Vinhedo, Drª Camila Rodrigues Borges de Azevedo, também disse que se sentia honrada em participar da cerimônia por ser uma entusiasta dos benefícios que o Cejusc gera para cidade e agradeceu à Prefeitura das duas cidades por colaborarem à viabilização do Centro. “Com o Cejusc o desfecho das ações é mais rápido e permite reduzir o número de processos no poder judiciário. Agradeço, ainda, as parcerias com as Prefeituras dos dois municípios por terem sido bastante receptivos e por terem nos ajudado com a oferta de estrutura física e de pessoal, em benefício dos moradores”, disse.
Em seguida, o juiz de direito Drº Ricardo Pereira Júnior, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, declarou que a cidade deve realmente celebrar a chegada do Cejusc por ser um novo instrumento do poder judiciário que permite atender a demanda de processos com mais agilidade. “Dentro da sociedade plural e moderna, que marca a atualidade, muitas vezes uma sentença proferida por um juiz não resolve o problema ou o conflito social que há entre as partes. No Cejusc as conciliações que são feitas com profissionais capacitados permitem isso e de forma mais completa, resolvendo com profundidade a problemática apresentada pelos munícipes”, falou.
O juiz também compartilhou com os presentes índices positivos identificados no Cejusc central, que funciona em São Paulo e no qual hoje 70% dos atendimentos são revertidos em acordos e, desse total, consegue-se resolver, em média, 90% das causas de família e 60% das causas civis. “Espero que em Vinhedo seja assim também, pois esse produto novo do poder judiciário tem se mostrado bastante satisfatórios às partes envolvidas”, falou.
Também prestigiaram o ato inaugural o vice-prefeito e secretário municipal de Educação de Vinhedo, Jaime Cruz; a vice-prefeita de Louveira, Neusa Orestes; os presidentes das Câmaras de Vinhedo e Louveira, Rubens Nunes e Estenislau Steck; o delegado de Louveira, Luiz Carlos Duarte; o comandante da Polícia Militar (PM) de Vinhedo, tenente Fábio Azevedo; os promotores Rogério S. Cunha, Amauri Silveira Filho e Ana Beatriz Sampaio Silva Vieira, entre outros. Secretários municipais e vereadores de Vinhedo e Louveira, além de representantes das esferas judiciária também estiveram na cerimônia.
O Cejusc
Criado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o Cejusc foi viabilizado em Vinhedo para conferir mais eficiência e rapidez à solução de conflitos, sem que haja a necessidade de ajuizamento da ação. Promove, orienta e faz conciliação e mediação de diferentes tipos conflitos, atendendo ações de alimentos, guarda de menores, cobrança, divórcio, acidentes de trânsito com danos materiais, entre outros conflitos.
Segundo a chefe de do Cejusc, Gina Caramello, o Centro atende a população da cidade e de Louveira, contando com quatro funcionários e estrutura física composta por dois guichês de atendimento e três salas de conciliação. O atendimento inicia a partir das 14 horas desta segunda-feira, dia 17; e funcionará de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.