Serviço será apenas um dos vários que serão disponibilizados on-line ao uso dos munícipes a partir do SIM Vinhedo Digital
A partir do segundo semestre deste ano, os moradores de Vinhedo serão presenteados com novos serviços de governo eletrônico (e-Gov) dentro do Soluções Integradas Municipal (SIM) Vinhedo Digital, da Prefeitura de Vinhedo. As próximas novidades vão envolver a área da saúde e permitirão que os munícipes possam, pela internet, consultar e agendar consultas, exames e ter acesso a vários outros serviços disponibilizados pela Rede Municipal de Saúde.
A ferramenta, que deve ser chamada de SIM-Saúde, será um verdadeiro marco à história da cidade segundo o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim. “Isso porque ofereceremos em Vinhedo um serviço digital e público que poucas instituições privadas e convênios de saúde, inclusive, ofertam aos seus usuários. Na cidade que queremos e que temos construído, continuaremos a usar a tecnologia para que os cidadãos tenham acesso de suas residências e a qualquer tempo a serviços que ultrapassam as barreiras físicas e que são estruturados ao pleno atendimento de suas particularidades. Sem contar que, em contrapartida, o SIM-Saúde também vai nos ajudar na melhoria da gestão interna da Rede e na oferta de ainda mais transparência e controle social nas ações de nossa administração neste segmento”, disse.
A primeira etapa dos novos serviços de e-Gov à saúde engloba o agendamento e a consulta pela internet dos exames feitos na Rede, a consulta em tempo real à listagem dos medicamentos disponíveis em cada farmácia municipal e o calendário de vacinas, sendo que o paciente ou responsável legal da criança poderá obter mais informações e agendar pela internet a aplicação da vacina e saber se a carteira de imunização está em dia. “Todos serão liberados ao uso da população gradualmente e poderão ser utilizados a partir de senha e usuário individuais de acesso, com acesso pelo site da Prefeitura, a fim de que a confidencialidade do paciente seja sempre preservada”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Nádia Capovilla.
A secretária da pasta também explicou que pelo SIM-Saúde as agendas de consulta médica e dos exames de todas as unidades de atendimento em saúde que integram a Rede Municipal estarão interligadas em tempo real e dentro dos próximos 60 dias. Segundo ela, a interligação permitirá que os atendentes saibam informar exatamente ao paciente todas as datas e horários ao serviço que procura – seja consulta ou exame – não apenas na unidade em que buscou o atendimento, mas em todas as unidades da Rede Municipal de Saúde, já que utilizarão a mesma fonte de dados aos agendamentos.
Outro benefício próximo, a partir do SIM-Saúde, indicado por Nádia, é que ele permitirá que o usuário da Rede Municipal de Saúde que ainda não tenha retirado um exame realizado na Rede seja imediatamente informado sobre o fato em seu acesso ao sistema ou avisado assim que for procurar um serviço de saúde na Rede Municipal.
A secretária municipal de Saúde também adiantou que o SIM-Saúde permitirá ao paciente consultar o seu prontuário de atendimento eletrônico e tornará ainda mais fácil fazer o agendamento ou solicitação de visita dentro dos programas especiais de atendimento ofertados, tais como o Programa de Atenção Multidisciplinar Domiciliar (PAMDA), Serviço de Assistência Especializada em Feridas na Rede Municipal de Saúde, entre outros. “On-line o usuário da Rede Municipal de Saúde poderá nos acionar e manifestar seu interesse com a melhor data à visita, sem precisar sair de casa para solicitar o serviço”, disse Nádia.
Gestão aprimorada
À equipe técnica de enfermeiros e médicos, o uso do SIM–Saúde também facilitará o dia a dia profissional. O sistema vai permitir ao médico, por exemplo, consultar de sua sala todos os medicamentos que estão disponíveis na farmácia municipal no mesmo dia de atendimento, à prescrição de seus pacientes; e fazer o resgate do histórico do paciente, independentemente se já tenha o consultado antes na unidade em que procurou, atualizando os dados em tempo real no arquivo digital. “Assim, se o mesmo paciente procurar outra Unidade Básica de Saúde, por exemplo, o médico da outra unidade saberá exatamente quais medicamentos já foram prescritos e quais tratamentos foram indicados ou executados”, disse Nádia.
Aos pacientes que, por ventura, perderem a receita médica à retirada de medicamentos, o SIM-Saúde também vai ajudá-los ao permitir que os funcionários que trabalham no local possam acessar a receita no sistema e fornecer para ele as medicações prescritas em sua consulta e pelo médico da Rede. O agendamento do uso de transporte da saúde também será feito de forma integrada por meio do sistema.
Ainda segundo a secretária municipal de Saúde, ao melhor gerenciamento dos recursos, insumos e de pessoal, a ferramenta permitirá à administração municipal obter relatórios diários – e não mais mensais ou quinzenais – atualizados sobre o número de exames realizados em todas as unidades que formam a Rede Municipal de Saúde, tais como o uso dos equipamentos, dos insumos utilizados, da listagem de medicamentos e de mão de obra em cada unidade de atendimento. “Já temos um controle muito avançado, mas com esse novo recurso será possível ter, em tempo real, um mapa de controle da Rede Municipal de Saúde e saber até mesmo quais pacientes estão em consulta no momento em que desejarmos ou que já chegaram na unidade básica para as próximas consultas, permitindo-nos atender com ainda mais eficiência a população de Vinhedo”, disse Nádia Capovilla.
Serviços de e-Gov
O SIM-Saúde fará parte de uma gama de serviços de e-Gov que a Prefeitura de Vinhedo já disponibiliza aos seus moradores, com acesso pelo site da administração (www.vinhedo.sp.gov.br), clicando em Portal SIM Vinhedo Digital. Entre os já disponíveis, há o SIM-Educação, que permite ao aluno e seu responsável legal acompanhar o rendimento escolar do estudante; o SIM-Empresa Fácil, para dar entrada e acompanhar o processo de abertura, fazer alteração cadastral e o encerramento de empresas e atividades no município; o SIM–Protocolo On-line, que permite consultar pela internet a situação mais atualizada de atendimento dos pedidos protocolados no Atendimento Cidadão; o SIM–Transporte Escolar, de consulta dos veículos de transporte escolar foram vistoriados e estão autorizados a prestar o serviço na cidade; e o SIM–Normas e Legislação, que é voltado à consulta das normas e legislações municipais, além de outros.
O SIM Vinhedo Digital
Criado no terceiro ano de gestão do prefeito Milton Serafim, o SIM Vinhedo Digital é uma iniciativa da Prefeitura de Vinhedo que tem enfoque no pleno atendimento ao cidadão, permitindo à administração municipal disponibilizar várias facilidades digitais aos moradores, por meio de novas tecnologias de informação e comunicação.
Além de ofertar aos munícipes vários serviços de atendimento e que podem, agora, ser acessados pela internet na forma de e-Gov, pelo site da administração municipal (www.vinhedo.sp.gov.br), o SIM Vinhedo Digital ainda possibilita a inclusão infossocial da população, permitindo levar para mais de 70% dos moradores – com a ajuda da Infovia Municipal – acesso gratuito ao sinal de internet na cidade.