Para também incentivar os municípios da região, está sendo proposta uma capacitação conjunta entre servidores das 19 cidades da RMC, por meio do programa Brasil Transparente criado pela Controladoria Geral da União para auxiliar os municípios nesta tarefa
O prefeito de Vinhedo, Milton Serafim e também presidente da RMC – Região Metropolitana de Campinas está mobilizado para fazer valer a Lei de Acesso à Informação nas 19 cidades que compõem o Conselho de Desenvolvimento da região. Para iniciar a regulamentação em Vinhedo e incentivar os municípios da região, o prefeito recebeu em seu gabinete nesta terça-feira, dia 11, o analista de finanças, Nivaldo Germano, supervisor do Núcleo de Ações de Prevenção e Combate à Corrupção da Controladoria Geral da União de São Paulo – CGU-SP.
Para auxiliar os municípios na regulamentação da Lei de Acesso à Informação, que entrou em vigor no ano passado, a Controladoria Geral da União criou o programa Brasil Transparente que oferece diversas ações para esta tarefa, como capacitação de agentes públicos (com a realização de seminários, cursos e treinamentos presenciais e virtuais sobre transparência, governo aberto e acesso à informação); distribuição de material didático (elaboração e distribuição de material técnico e orientativo sobre o tema); disponibilização do código fonte do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão – e-Sic, ferramenta que permite a qualquer cidadão, de forma fácil e ágil, solicitar informações aos órgãos públicos. Por meio do sistema, além de fazer o pedido é possível acompanhar o prazo pelo número de protocolo gerado e receber a resposta da solicitação por e-mail; entrar com recursos, apresentar reclamações e consultar as respostas recebidas.
“Será necessária a criação de um portal da Prefeitura com detalhes que a Lei de Acesso à Informação exige, em linguagem cidadã. A regra é a transparência”, explicou Nivaldo Germano. Segundo ele, no mês de julho, Vinhedo irá sediar o primeiro treinamento com servidores públicos municipais sobre o tema. Funcionários das cidades da RMC também serão convidados a participar, para maximizar as ações. Num primeiro momento, o perfil dos funcionários escalados à capacitação é de prefeitos, controladores internos, responsáveis pela manutenção de portal da transparência e técnicos na área de tecnologia da informação dos municípios.
“Além de Vinhedo regulamentar a Lei de Acesso à Informação, o objetivo é juntar esforços em toda a RMC no incremento da transparência pública e na adoção de medidas de governo aberto. Como os municípios da RMC estão geograficamente próximos, a capacitação regional é uma vantagem adicional na busca de soluções para a efetiva implementação da lei. A transparência e o acesso a informação é um direito do cidadão”, explicou o prefeito Milton Serafim.
Também participaram da reunião, a analista de finanças da CGU-SP, Claudia Lima Tagomori; o secretário de Governo da Prefeitura, José Luís Bernegossi; o controlador geral do município, dr. Elvis Tomé; a secretária da Fazenda, Deise Serafim e o presidente do Poder Legislativo, Rubens Nunes.
Cidadão com acesso à Informação
A transparência e o acesso à informação estão previstos como direito do cidadão e dever do Estado na Constituição Federal e em diversos normativos, como a Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF (Lei Complementar nº 101/00), a Lei da Transparência (Lei Complementar nº 131/09), e, mais recentemente, a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/11), que garante ao cidadão o acesso amplo a qualquer documento ou informação produzidos ou custodiados pelo Estado que não tenham caráter pessoal e não estejam protegidos por sigilo.
A nova legislação vale para a administração direta e indireta de todos os poderes e entes federativos.
Criação da Controladoria Geral do Município
Foi criada em Vinhedo, por meio da Lei Municipal Complementar 112/2011, a Controladoria Geral do Município, órgão responsável em promover, controlar e cumprir os princípios da legalidade, moralidade, impessoalidade e economicidade da gestão municipal; realizar, no âmbito do Poder Executivo, a fiscalização contábil, financeira e operacional conforme a Constituição Federal; participar do processo de planejamento municipal e acompanhar processos administrativos externos em tramitação nos tribunais de contas em conjunto com a Secretaria de Negócios Jurídicos e Secretaria da Fazenda.
Estruturação do novo portal
Dentro das ações de transformação de Vinhedo em cidade digital, por meio do Soluções Integradas Municipal (SIM) Vinhedo Digital, a Prefeitura já está reestruturando todo o sítio eletrônico da administração municipal (www.vinhedo.sp.gov.br), a fim de transformá-lo em um portal mais abrangente e em uma verdadeira plataforma digital de serviços on-line à população.
Na reconstrução em andamento feita pela Prefeitura são priorizados – entre várias melhorias – o acesso mais facilitado aos serviços disponíveis, navegabilidade intuitiva, conteúdos mais abrangentes e também a criação de acessibilidade digital, para que os usuários que tenham necessidades especiais (tais como deficiência auditiva ou visual, por exemplo) possam visitar e interagir com os conteúdos e serviços, sem prejuízos de uso. Outra novidade é que o novo portal digital da Prefeitura de Vinhedo também terá uma versão mobile e que será criada especialmente para uso em dispositivos móveis, tais como celulares ou tablets.
Criado em 2009 pelo prefeito Milton Serafim, o SIM Vinhedo Digital é uma iniciativa da Prefeitura de Vinhedo que tem enfoque no pleno atendimento ao cidadão, permitindo à administração municipal disponibilizar várias facilidades digitais aos moradores, por meio de novas tecnologias de informação e comunicação.
Além de ofertar aos munícipes vários serviços de atendimento e que podem, agora, ser acessados pela internet na forma de governo eletrônico (e-Gov) pelo site da administração municipal (www.vinhedo.sp.gov.br), o SIM Vinhedo Digital ainda possibilita a inclusão infossocial da população, permitindo levar para mais de 70% dos moradores – com a ajuda da Infovia Municipal – acesso gratuito ao sinal de internet na cidade.
Redes Sociais
Quando o assunto é uso das ferramentas digitais, a Prefeitura de Vinhedo se mostra bastante aberta, receptiva e atenta. Há aproximadamente três anos, mantém perfil e fan page ativos no Facebook e também faz uso do Google+ e do Twitter, canais em que interage diretamente com a população. “As redes sociais estão dentro do novo portal por ter nos ajudado a estreitar a relação com os cidadãos vinhedenses, que utilizam esses canais para registrar reclamações, sugestões, elogios ou fazer questionamentos sobre os serviços que são prestados pela Prefeitura. Nada mais justo que integrá-las de forma mais abrangente no processo de readequação do site que está em andamento”, afirmou o diretor de Comunicação da Prefeitura, Eduardo Gurian, que tem contribuído diretamente nesse trabalho.
A relevância de uso das redes sociais pela Prefeitura é confirmada pela média de atendimento mensal que faz das solicitações de moradores enviadas pelo Facebook. Segundo dados do departamento de comunicação, o registro médio de interações diretas em perfil ultrapassa os 300 contatos mensais, feitos a partir de comentários de notícias publicadas, via mensagem privativa ou publicações em mural.
Assim que é contata pelo morador via rede social, a Prefeitura de Vinhedo – por meio de profissionais – imediatamente busca junto à secretaria relacionada o retorno correto às questões apresentadas pelo munícipe, para lhe dar resposta em tempo hábil. “A agilidade com a qual costumamos dar as respostas, inclusive, tem sido reconhecida por moradores de outras cidades, que acessam o perfil da administração municipal e comentam sobre a rapidez de resposta. Ao fim de maio, por exemplo, uma moradora de Campinas publicou um comentário abaixo de uma reclamação relatando que é bom saber que em Vinhedo a Prefeitura se preocupa em dar retorno aos moradores”, disse Gurian.