O prefeito Milton Serafim, fez questão de comparecer ao Hospital Galileo na primeira semana de vigência do contrato estabelecido com a Prefeitura, para acompanhar de perto o trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde e conversar com os pacientes vinhedenses internados no hospital. A Prefeitura firmou contrato com o hospital para atendimento emergencial de pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde – de Vinhedo, referente a casos de assistência hospitalar (internações incluindo UTI; procedimentos cirúrgicos; consultas ambulatoriais nas especialidades cirúrgicas) encaminhados pela UPA – Unidade de Pronto Atendimento.
A visita ao hospital ocorreu na tarde desta segunda-feira, dia 13. O prefeito Milton Serafim esteve acompanhado da secretária de Saúde, Nadia Capovilla; do secretário de Governo, José Luís Bernegossi; o médico Carlos Henrique Miranda de Assis Martins, coordenador de Urgência e Emergência em Vinhedo; do médico cardiologista e vice-presidente do Conselho de Administração do Hospital Galileo, Sebastião Roberto Caberlin.
“Fiz questão de visitar todos os quartos dos pacientes vinhedenses para saber pessoalmente como estão sendo tratados no Hospital Galileo, questionei familiares e acompanhantes sobre a qualidade de atendimento; como foi o transporte dos pacientes da UPA ao Hospital através das nossas ambulâncias, além do tratamento médico oferecido pelos profissionais de saúde do hospital”, comentou o prefeito Milton Serafim.
A moradora da Capela, Roberta Matos, relatou ao prefeito a qualidade de atendimento oferecido pelo hospital para o nascimento do seu filho, Guilherme. “Estamos sendo muito bem cuidados, o atendimento no hospital é ótimo”, comentou a mãe ao prefeito.
Emanuele foi o primeiro bebê de família vinhedense a nascer no Hospital Galileo, após a vigência do contrato da Prefeitura. Sua mãe, Luciana Soares Borges utilizou o serviços de ambulância para ser transferida da UPA ao Galileo, localizado na divida com Valinhos. “O transporte foi tranquilo e feito com muito cuidado”, disse a mãe, que dividia o quarto com outra moradora de Vinhedo, Cibele dos Santos, que deu a luz a Lucas Henrique, nesta segunda-feira.
Rompimento com a Santa Casa
Durante a visita, o prefeito reinterou o motivo de ter firmado contrato com o Hospital Galileo para atendimento dos pacientes vinhedenses pelo SUS e explicou que o contrato com a Santa Casa foi rompido porque a mesma não estava atendendo as solicitações previstas em contrato. “Várias queixas dos vinhedenses eram registradas na Prefeitura e no Conselho Municipal de Saúde sobre falta de médicos, remarcação de exames e cancelamento de procedimentos. Para não prejudicar o atendimento de saúde do povo de Vinhedo optamos pelo rompimento do contrato com a santa Casa e, assim, firmamos este novo contrato emergencial com o hospital Galileo, pelo prazo de 6 meses. Nossa intenção é proporcionar um atendimento na área da saúde com mais recursos, qualidade aos usuários e comodidade. Queremos um atendimento de saúde digno para todos os vinhedenses", explicou o prefeito.
De acordo com dados da Secretaria de Saúde, 50% das cirurgias agendadas para o mês de março não foram realizadas, sendo que na maioria dos casos o paciente foi informado do cancelamento quando já estava internado e preparado para a cirurgia. Os motivos dos cancelamentos das cirurgias estavam ligados, em grande parte, à falta de médicos anestesistas e problemas nos equipamentos cirúrgicos.
Além das constantes negativas de vagas para os usuários do SUS encaminhados pela UPA à Santa Casa, 825 usuários aguardavam em lista de espera para a realização de consultas ambulatoriais, que são aquelas em que o paciente precisa passar por um médico de determinada área, mas com especialidade cirúrgica, antes de ser submetido à cirurgia. O convênio entre a Santa Casa e a Prefeitura foi firmado para a prestação de serviços hospitalares e ambulatoriais. Mensalmente, a Prefeitura repassava ao hospital R$ 1.200.000,00 para que estes serviços fossem oferecidos à população usuária do SUS.
UPA
No final do ano passado, a Prefeitura passou a ter responsabilidade no atendimento, integral, dos pacientes do SUS, com o início do funcionamento da UPA, 24 horas, como a porta de entrada para os casos de urgência e emergência em Vinhedo.
A Unidade funciona na Avenida Engenheiro Aurélio José Frediani, 45, Jardim Alves Nogueira, entre os prédios da Delegacia de Polícia e a sede da Guarda Civil Municipal de Vinhedo. É composta por recepção, sala para coleta de materiais, quatro consultórios, sala de urgência com capacidade de três leitos e todos os equipamentos necessários para uma UTI – Unidade de Terapia Intensiva, salas de observação masculina, feminina e de pediatria com capacidade de 12 leitos; sala de eletrocardiograma, sala de reidratação, sala de inalação, sala de curativos, sala de gesso, sala de raio X, farmácia, área para armazenamento de materiais esterilizado, sala de guarda temporária de cadáveres, posto de enfermagem, área administrativa, vestiários e banheiros adaptados.
No local há equipamentos modernos como ventilador mecânico, cardioversor, carrinho de urgência, desfibrilador externo automático, monitor cardíaco multiparâmetros, aspirador, berço aquecido, eletrocardiógrafo, entre outros.
São 124 profissionais trabalhando na UPA, sendo 42 médicos plantonistas.
“Qualquer paciente que necessitar de atendimento emergencial deve se dirigir à UPA, incluindo gestantes. Nos casos em que houver necessidade de internações ou procedimentos cirúrgicos, o paciente que procurar a UPA será encaminhado, através das ambulâncias municipais, ao Hospital Galileo”, explicou a secretária de Saúde, Nadia Capovilla.
Hospital Galileo
Chegando ao hospital Galileo, o paciente encontrará uma estrutura completa de saúde, com equipamentos hospitalares modernos, como por exemplo, berço de fototerapia, respiradores, monitores, centro cirúrgico com cinco salas, serviço de hemodinâmica, 14 leitos de UTI adulto, 2 leitos de UTI neonatal com ampliação nos próximos 60 dias para 7 leitos em UTI mista (neonatal e pediátrica).
No Hospital Galileo, segundo dados da Secretaria de Saúde, há capacitação permanente dos funcionários referente à humanização em todas as áreas hospitalares, além do rígido atendimento à Norma Reguladora dos Serviços de Saúde nº32.
PA da Capela
O Pronto Atendimento – PA da Capela também atende 24 horas moradores que necessitarem de atendimento emergencial. O PA está alocado à Policlínica da Capela localizada na Rua Juliana Von Zuben Degelo, 90, Capela.
O atendimento de urgência é realizado por médicos clínico geral, pediatras, equipe de enfermagem, além de ambulância, farmácia e serviços laboratoriais.
Rede Municipal de Saúde
Além dos serviços emergenciais, a Rede Municipal de Saúde de Vinhedo proporciona atendimento de qualidade e gratuito à população.
São cinco Unidades Básicas de Saúde que oferecem os atendimentos conhecidos como clínica básica, composto por clínica geral, pediatria, ginecologia/obstetrícia, odontologia, nutrição, enfermagem, vacina e farmácia. As unidades estão localizadas nos bairros Jardim Três Irmãos, Casa Verde, Vila João XXIII, Jardim Von Zuben, UBS Planalto.
Além da clínica básica, a Policlínica da Capela oferece as seguintes especialidades médicas: cardiologia, dermatologia, endocrinologia, neurologia adulto, otorrinolaringologia, ortopedia, psiquiatria adulto, reumatologia, pneumologia adulto, oftalmologia, hematologia, urologia, ultrassonografia, cirurgia geral, endodontia e prótese dentária.
Ainda na região da Capela, funciona o Centro de Estudos e Reabilitação – CER Bela Vista que proporciona aos usuários atendimento de psiquiatria infantil, neurologia infantil, psicologia, odontologia infantil e assistência social.
O CASM – Centro de Atenção à Saúde da Mulher – também funciona na região da Capela e atende exclusivamente mulheres. É um local de acolhimento, destinado a atender com qualidade todas as necessidades das mulheres do nosso município. Também são desenvolvidas ações complementares planejadas como palestras e orientações,
oferecendo consultas ginecológica e obstétrica, consultas de pré-natal incluindo de média complexidade, exames como colposcopia, ultrasson mamária, obstétrica e transvaginal, atendimento psicológico e nutricional e planejamento familiar. Desenvolve, ainda, trabalho de acolhimento às mulheres vítimas de violência que necessitem de intervenção ginecológica e atenção social e psicológica.
O Centro Médico do Jardim São Matheus é o prédio da Saúde onde está concentrada a maior parte das especialidades médicas. Além da clínica básica oferece serviços como profissionais nas áreas de cardiologia, dermatologia, endocrinologia, neurologia adulto, neurologia infantil, otorrinolaringologia, ortopedia, psiquiatria adulto, psiquiatria infantil, reumatologia, pneumologia adulto, pneumologia infantil,oftalmologia, hematologia, urologia, ultrassonografia, cirurgia geral, cirurgia ginecológica e obstétrica, vascular. No Centro Médico também funciona a Farmácia Municipal, que oferece gratuitamente mais de 500 tipos de medicamentos à população, com a apresentação da receita médica. O local também abriga o Laboratório Municipal e o serviço de fisioterapia que oferecem atendimentos de fisioterapia ortopédica, respiratória e neurológica. Os mesmos serviços são oferecidos no Centro de Fisioterapia da Capela, com apoio de serviços de fonoaudiologia e terapia ocupacional.
A Rede Municipal de Saúde também é composta pelo CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, serviço de saúde mental da Prefeitura de Vinhedo que oferece gratuitamente tratamento para pessoas que apresentam transtornos mentais severos e persistentes. O objetivo do Centro é buscar a diminuição das internações psiquiátricas e a reabilitação psicossocial, além de resgatar a identidade dos pacientes, para que estes possam desempenhar o seu papel enquanto cidadão.
O CEO – Centro de Especialidades Odontológicas – que funciona na região Central concentra especialidades que eram oferecidas nas Unidades Básicas de Saúde, como tratamento de prótese, ortodontia preventiva (programa de maloclusão destinado às crianças em idade pré-escolar), cirurgia oral menor, endodontia (canal) e tratamento de pacientes especiais.
São encaminhados para o CEO apenas os casos que precisem de atendimento diferenciado e especializado, por isso, o paciente deve continuar procurando a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência para realizar o tratamento básico dentário.
Rede Municipal de Saúde
– UPA – Unidade de Pronto Atendimento – 24 horas
Avenida Engenheiro Aurélio José Frediani, 45, Jardim Alves Nogueira
Telefone: 3886-4526
– Departamento de Vigilância em Saúde (Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Setor de Zoonoses) Avenida João Paffaro,556, esquina com Rua das Margaridas, bairro Pinheirinho.
Telefone: 3886-5333 / 3876-6777
– Policlínica da Capela
Rua Juliana Von Zuben Dêgelo, 90 – Capela
Telefone: 3876-1726
– UBS Vila Planalto
Rua Brasília, 273 – Vila Planalto
Telefone: 3876-1841
– UBS Três Irmãos
Rua Agenor Gallo, s/nº – bairro Três Irmãos
Telefone: 3876-4714
– UBS Vila João XXIII
Rua Arthur Biancalana, 120 – Vila João XXIII
Telefone: 3876-5285
– UBS Casa Verde
Rua Morubixaba s/nº – bairro Casa Verde
Telefone: 3886-2395
– UBS Jardim Von Zuben
Rua primeiro de maio s/nº – Jardim Von Zuben
Telefone: 3886-8029
– Centro Médico Dr. Manoel Matheus Neto
Avenida Presidente Castelo Branco, 1.375 – Jardim São Matheus
Telefone: 3876-1972
– CER Bela Vista
Rua Custódio Lopes Puga s/nº – Jardim Bela Vista (Capela)
Telefone: 3886-8674
– Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
Avenida Benedito Storani, 209 – Centro
Telefone: 3826-3986
– Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CASM)
Rua Juliana Von Zuben Degêlo, s/nº, Capela (ao lado da Policlínica)
Telefone: 3886-2179
– Centro de Fisioterapia da Capela
Rua Juliana Von Zuben Degelo,105
Telefone: 3826-1436