Os consumidores de Vinhedo vão receber a partir da próxima semana, junto com a conta de água referente ao consumo do mês de abril, um comunicado da Saneamento Básico Vinhedo (Sanebavi) sobre a implantação do novo modelo da conta que começará a ser entregue a partir do mês de maio.
No comunicado o consumidor receberá as informações sobre a leitura e impressão simultânea da conta e poderá visualizar um modelo preenchido da fatura em tamanho real, com dimensões de 104 mm x 234 mm.
“A fatura terá as mesmas informações e os critérios de cálculo da conta atual. Os procedimentos para o pagamento permanecem inalterados. A data de vencimento continua a mesma”, explica o Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica.
O processo de leitura e emissão simultânea da conta de água começou em agosto do ano passado com a aquisição de computadores e impressoras portáteis integrados ao sistema de faturamento da autarquia.
Para implementar a nova tecnologia, a Sanebavi fez uma readequação no roteiro de leitura para agilizar a leitura, impressão e entrega da fatura em cada residência ou comércio.
Com um visual mais moderno, a conta de água terá a marca d’água da Sanebavi no papel e o campo histórico de leitura e consumo será ampliado, de seis para 12 meses. Outra mudança realizada é a informação sobre a qualidade da água distribuída. Os dados serão separados por setor de abastecimento.
“A implantação desse novo sistema de leitura é mais uma das ações que estamos realizando no município para ampliar a qualidade da prestação de serviços à população. Cada morador poderá acompanhar de perto o processo de leitura e eventuais vazamentos na rede, que aumentam o consumo e o valor da conta, serão identificados na hora permitindo a correção do problema com mais agilidade”, afirma o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.
O uso desse novo sistema é o início de um grande projeto que está vinculado ao controle de perdas do município. Macromedidores estão sendo instalados nos 36 reservatórios da cidade para comparar a quantidade de água distribuída com a quantidade efetivamente consumida.
No total serão dez macrozonas, divididas em 30 setores diferentes de abastecimento. Tudo interligado via rádio, ao sistema de informações da Sanebavi que terá um acompanhamento em tempo real do nível de cada reservatório da cidade.
Além de um controle maior sobre a distribuição da água, a Sanebavi também poderá estabelecer prioridades de investimentos e planejar ações para cada uma das regiões de Vinhedo.