O prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, que também exerce a função de presidir o Conselho de Desenvolvimento a RMC – Região Metropolitana de Campinas – participou na tarde da última quarta-feira, dia 27, da criação do Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública da Região Metropolitana de Campinas – GAMESP. O evento, que ocorreu em Campinas, contou com a presença do secretário estadual de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira; do secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita; da deputada estadual, Célia Leão e dos prefeitos das 19 cidades da RMC. O secretário de Transportes e Defesa Social de Vinhedo, Toninho Falsarella, acompanhou o prefeito Milton Serafim na reunião.
O GAMESP tem como objetivo integrar as ações necessárias à prevenção, repressão e redução do crime e da violência. O gabinete regional é o primeiro a ser criado pelo Governo do Estado e visa combater o crime na RMC de forma integrada, com planejamento conjunto das secretarias estaduais, das prefeituras e das polícias civil, militar e guardas municipais.
De acordo com o prefeito Milton Serafim a criação deste Gabinete Regional de Segurança Pública será mais uma ferramenta para prevenção e combate ao crime na região. “Em nome toda a Região Metropolitana de Campinas agradeço a iniciativa a parabenizo o Governo Estadual pela criação do comitê na nossa região. Esta é uma reivindicação de todas as prefeituras da RMC, uma medida corajosa que vem ao encontro com nossas necessidades para trazer benefícios a nossa população. Esta união com certeza é muito produtiva. O governo terá apoio e participação efetiva de todos os prefeitos da RMC neste processo de combate à criminalidade e em todos os projetos desenvolvidos para melhorar cada vez mais a nossa região”, discursou o prefeito Milton Serafim no evento. Em seguida, o prefeito de Vinhedo e presidente da RMC assinou, juntamente com as autoridades do governo estadual, o documento que cria o Gabinete Metropolitano.
Além de oferecer subsídios na elaboração de planos estratégicos para o combate à violência na RMC, o GAMESP visa promover a implantação e acompanhar programas e ações sócio-culturais, educacionais, esportivas e de lazer, que sejam de interesse para a atuação institucional do Estado na área da segurança pública da região.
“Os municípios poderão discutir a segurança conjuntamente ou ações pontuais para cada uma das cidades”, explicou Grella. “E a participação da sociedade civil também será fundamental para chegarmos a propostas de ações e soluções no âmbito local”, declarou o secretário estadual de segurança pública.
Segundo Edmur Mesquita, a criação do Gabinete vai ao encontro da política de prioridades do governador Geraldo Alckmin. “A violência é um dos maiores desafios, e não apenas para a Secretaria de Segurança Pública, mas para toda a sociedade. Esta resolução é mais um instrumento de cooperação e de espírito de parceria para que, através de ações conjuntas, o Estado consiga diminuir o índice de violência na RMC”.
O novo gabinete funcionará na Agemcamp – autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano.