As obras de ampliação da ETE Capivari não param e os operários trabalham na preparação das ferragens para permitir mais uma etapa da concretagem do segundo módulo da estação que terá 40x40m².
Assim que a armação das ferragens for concluída, a Saneamento Básico Vinhedo (Sanebavi) inicia a segunda etapa de concretagem das laterais do tanque de aeração que terá paredes de 4 metros de altura.
Para cobrir a primeira parte das laterais foram utilizados, no início de fevereiro, nove caminhões carregados de concreto, totalizando 72 m³.
Seis filtros também serão instalados na estação para segurar partículas sólidas, garantindo mais eficiência no tratamento do esgoto.
“A ampliação da ETE Capivari vai aumentar a capacidade de tratamento da estação, beneficiando o futuro crescimento da Capela , além do Distrito Industrial, Marambaia e São Joaquim”, afirma o Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica.
Desde 2011 Vinhedo faz parte de um seleto grupo de cidades brasileiras que trata 100% do esgoto coletado. Além disso, no ano passado, o município conquistou pelo quarto ano consecutivo, e pela segunda vez com a 1° colocação na Região Metropolitana de Campinas, o Certificado ‘Município Verde Azul’, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo às cidades que desenvolveram ações de destaque com a finalidade de promover a recuperação e a preservação ambiental. Entre os quesitos avaliados estão o uso da água e o tratamento de esgoto.
“Os primeiros resultados dos investimentos em saneamento básico que estamos fazendo nos últimos anos já estão aparecendo e isso só nos motiva a continuar investindo nesse setor para garantir um crescimento sustentável e com qualidade de vida para a população e para as futuras gerações de Vinhedo”, afirma o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.
O custo total da ampliação está orçado em R$ 4.555.266,83. Verba destinada integralmente pelo PAC 2, o Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal.