13 DEZ 2012
CHEFIA DE GABINETE
Aplausos e homenagens marcam formatura de mais 121 estudantes pela EJA da Prefeitura de Vinhedo

Cerimônia aconteceu no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus e reuniu aproximadamente 400 pessoas; de 2009 a 2012, Prefeitura de Vinhedo formou 1.304 estudantes pela EJA

Mais 121 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Prefeitura de Vinhedo, formaram-se na noite desta quarta-feira, dia 12, no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus. Esta modalidade de ensino, oferecida pela administração municipal no período noturno, é ofertada na cidade em duas Escolas Municipais (EMs) e destinada especialmente às pessoas que não puderam iniciar ou concluir anteriormente sua formação escolar nos ensinos fundamental I, II e médio. De 2009 a 2012, a EJA contribuiu à formação de 1.304 pessoas pela Rede Municipal de Ensino de Vinhedo.

Formando do ensino fundamental I pelo Centro Municipal de Ensino Supletivo Fundamental e Médio de Vinhedo, que funciona na EM Integração, o aluno Carlos José Toledo, de 47 anos, esteve no teatro na noite desta quarta-feira e declarou que a EJA tem sido muito importante em sua vida e lhe dá a esperança de ter um futuro melhor. “Na EJA aprendi a ler, a escrever e, principalmente, a fazer contas. Tudo isso facilitou meu dia a dia no trabalho e me fez ver o mundo com outros olhos. Mesmo me formando hoje, não vou parar por aqui e vou continuar os meus estudos, pois tenho certeza que novas portas irão se abrir em minha vida”, afirmou.

Também presente na cerimônia de formatura, a aluna Bianca Soares Pinheiro, de 19 anos, concluiu o ensino médio pela EJA na EM Professor André Franco Montoro. Disse que a modalidade foi fundamental à conclusão dos seus estudos e que já pensa em fazer uma faculdade. “Antes achava que não conseguiria terminar meus estudos e, hoje, estou muito feliz por esta conquista, pois agora vou poder encontrar um bom emprego. Só tenho que agradecer a Prefeitura pela oportunidade da EJA e aos professores, que se dedicaram muito para que pudéssemos aprender”, comentou.

Presente no evento, o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz, representou o prefeito Milton Serafim na solenidade e integrou a mesa principal da cerimônia, ao lado da diretora pedagógica da Rede Municipal de Ensino, professora Marilene Pisoni Mayr; do diretor administrativo da pasta, professor Rogério Levy Machado; da coordenadora da EJA nas escolas municipais, professora Aparecida Gloreti Soares Pedro; e do professor escolhido para ser paraninfo das turmas, Luis Otávio Sinomáio Pompei.

Ao falar com os estudantes formandos da EJA, o vice-prefeito e secretário municipal da pasta enalteceu a força de vontade dos alunos em retomar seus estudos e a importância de se buscar no conhecimento a oportunidade de uma vida melhor. “Todos vocês são exemplos para nós, pois com sua força de vontade e dedicação voltaram à sala de aula para concluir uma etapa importante de vida. E em nome do prefeito Milton Serafim, desejo tudo de bom a vocês e que consigam agora, com a ajuda do conhecimento que conquistaram por meio do estudo, concretizar novos sonhos e a buscar as oportunidades pelas quais tanto se esforçaram!”, disse Jaime Cruz.

Após as palavras do vice-prefeito e das falas das demais autoridades presentes, houve a entrega do diploma aos formandos e duas apresentações musicais dos estudantes, sendo uma delas com a utilização da Língua Brasileira de Sinais (Libras), fato que emocionou os presentes. Ainda na solenidade os alunos também fizeram homenagens aos integrantes da mesa principal. Mais de 400 pessoas, entre familiares, autoridades, formados e professores prestigiaram esta edição da formatura da EJA.

Inscrições abertas

Os moradores de Vinhedo com mais de 15 anos, que tenham interesse em retomar ou iniciar seus estudos pela EJA já podem se inscrever às turmas que iniciam em janeiro de 2013 nas secretarias das duas escolas municipais da Prefeitura que oferecem esta modalidade: EM Professor André Franco Montoro (Rua Juliana Von Zuben Dêgelo, nº 120, Jardim Bela Vista) ou Centro Municipal de Ensino Supletivo Fundamental e Médio de Vinhedo, na EM Integração (Rua Monteiro de Barros, nº 351, Centro). Ambas atendem de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

No ato da matrícula o morador deve apresentar as vias originais e fotocópias da carteira de identidade ou da certidão de casamento ou nascimento e uma foto 3×4. Como comprovante de endereço é necessário fornecer, obrigatoriamente, a fotocópia de uma fatura de água ou de energia elétrica do mês vigente em seu nome ou de seus responsáveis legais, aos que tenham menos que 18 anos.

Aos que já tenham estudado anteriormente é solicitado um comprovante de escolaridade. A idade mínima exigida para ingressar nos anos do ensino fundamental I e II da EJA é de 15 anos completos, enquanto que para ingressar do 1º ao 3º ano do ensino médio é preciso ter, no mínimo, 18 completos.