O evento foi marcado pela emoção das famílias que conseguiram conquistar o sonho de adquirir a casa própria
Nos dias 19 e 20 a Prefeitura, por meio da Secretaria de Habitação e a Caixa Econômica Federal, realizaram o sorteio dos apartamentos e blocos que cada família dos 264 contemplados irão residir no Portal da Esperança I e II, construído no Jardim Bela Vista, região da Capela, pelo programa Minha Casa Minha Vida. O evento ocorreu no ginásio de esportes da Escola Municipal André Franco Montoro e foi marcado pela emoção das famílias que conseguiram conquistar o sonho de adquirir a casa própria.
Há mais de 10 anos em Vinhedo, Vanda de Araújo dos Santos teve seu sonho concretizado após ser contemplada no sorteio das moradias. “Moro com meu filho e pagamos aluguel, agora, com o sorteio teremos a nossa própria casa. É um sonho que estamos realizando”, disse a moradora de 70 anos.
Depois de 72 anos, a mãe de Sônia Aparecida Neves de Souza terá a sua própria casa. Seus pais foram contemplados no sorteio. “Fico muito emocionada em falar porque ter sido sorteada tem um significado muito importante na minha vida e na vida dos meus pais. Meus pais precisam de cuidados por causa da saúde, pagamos aluguel, por isso precisávamos de uma casa nossa, de verdade. Teremos uma vida nova nesta nova moradia”, disse Sonia emocionada, que há 21 anos reside em Vinhedo.
O prefeito em exercício Jaime Cruz e o secretário de Habitação Marcio Campo (Balu) fizeram a abertura oficial nos dois dias de evento. “Fiz questão de participar deste momento tão importante, que marca o início de uma nova etapa na vida de vocês. O governo do prefeito Milton Serafim trabalha com muito respeito e transparência para realizar o sonho da casa própria para o maior número de famílias possível”, disse o prefeito em exercício. O secretário de Governo, José Luís Bernegossi, também participou da cerimônia.
O sorteio definiu os 256 apartamentos e as oito casas adaptadas destinadas aos portadores de deficiência física que os contemplados irão residir.
Moradias
Está ma fase de acabamentos finais a obra das 264 unidades habitacionais do Portal da Esperança I e II.
Cada residência terá dois quartos, sala, cozinha, área de serviço e banheiro. Cada morador terá disponível uma vaga de garagem. A área de lazer do residencial será composta por mini quadra esportiva e centro social. Os dois condomínios terão portaria 24 horas e áreas específicas para armazenamento de lixo.
As novas unidades habitacionais foram construídas em uma área doada pela Prefeitura ao FAR – Fundo de Arrendamento Residencial (CEF – Caixa Econômica Federal). Esse tipo de parceria, com doação de terreno para a realização da obra, que reduz os preços das unidades, é inédita na Região Metropolitana de Campinas.
Acesso facilitado
Recentemente, a Prefeitura realizou a abertura de uma nova rua para acesso às moradias populares do Jardim Bela Vista. A nova via foi feita na entrada principal do residencial, ligando a Rua João Edueta até a Rua Wadih Haddad, no cruzamento com a Rua Custódio Lopes Puga, com o objetivo de facilitar o acesso das pessoas que irão morar nas 264 moradias populares.
93 moradias da CDHU
Para beneficiar ainda mais as famílias de baixa renda do município, a Prefeitura viabilizou parceria com o Governo Estadual para a construção de 93 apartamentos da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano. A obra está em ritmo acelerada na divisa dos bairros Altos do Morumbi e Vida Nova I, em uma área de 8.438 m² doada pela Prefeitura ao Governo do Estado.
O prefeito Milton Serafim também se encontrou recentemente com o secretário estadual de Habitação, Silvio França Torres, para solicitar a construção de 264 novas moradias em Vinhedo pela CDHU. Também O chefe do poder executivo de Vinhedo também já solicitou junto à Caixa Econômica Federal a construção de 300 moradias habitacionais, por meio do programa Minha Casa Minha Vida 2. Através de parceria com a iniciativa privada a Prefeitura também pretende viabilizar a construção de outras 420 unidades.
“Com todas estas parcerias, a Prefeitura conseguirá beneficiar as famílias mais carentes do município, diminuindo consideravelmente o déficit habitacional do município”, explicou o secretário municipal de Habitação, Marcio Campos, Balu.