As atividades seguem no decorrer desta semana; encerramento será no dia 31, no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, às 14 horas
Mais de cem pessoas prestigiaram na tarde desta segunda-feira, dia 27, a abertura oficial da Semana da Pessoa com Deficiência de Vinhedo. A ação é promovida pelo Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) com o apoio integral da Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e segue até esta sexta-feira, dia 31. O ato inaugural da 9ª edição aconteceu no Centro Educacional Integrado de Vinhedo (Ceivi) e contou com a presença de autoridades municipais, da sociedade civil, de conselheiros municipais – inclusive de outros seguimentos – e de representantes deste público na cidade.
Após as palavras de boas-vindas, proferidas pela vice-presidente do Ceivi, Vera Virgínia Paschoalini Ienne, e pela presidente do Conselho, Tatiana Saes Steiner, a abertura da Semana seguiu bastante animada e contemplou apresentações culturais inclusivas, com a exibição de uma coreografia adaptada pelos alunos atendidos pelo Lar Carlos Augusto de Braga (LarCAB), que trabalha com o atendimento de crianças, adolescentes e adultos com deficiência intelectual, associada ou não a outras deficiências; e da fanfarra do Ceivi. Ambas as apresentações foram bastante aplaudidas pelos presentes.
Na abertura da Semana, a gestora social do Ceivi, Cristina Mazon, também fez uma explanação sobre a evolução do mercado de trabalho à pessoa com deficiência e explicou sobre o projeto “Incluir é Legal”, desenvolvido pelo Ceivi por meio do financiamento do “Selando Parcerias”, da Prefeitura de Vinhedo. Na oportunidade, os presentes puderam obter informações detalhadas sobre os objetivos do projeto, que é destinado à capacitação profissional de pessoas com deficiência intelectual, física, auditiva ou visual e como a iniciativa as ajudam em sua inserção ou na busca de uma recolocação no mercado de trabalho.
Ainda na cerimônia de abertura, houve a entrega dos certificados de conclusão do “Incluir é Legal” aos participantes da primeira turma e exposições de peças de artesanato produzidas pelos atendidos pelo Ceivi, LarCAB e pela Associação de Pais Banespianos de Excepcionais (Apabex), além de uma apresentação, ao vivo, do músico Cau dos Teclados.
Nesta terça-feira, dia 28, a partir das 19 horas, os membros do Conselho irão à Câmara Municipal de Vinhedo para fazer um pronunciamento público sobre os objetivos da iniciativa. A Semana da Pessoa com Deficiência é promovida anualmente pelo CMDPD com o objetivo de mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a realidade deste público, a fim de combater o preconceito e, com isso, trabalhar em prol à inclusão social da pessoa com deficiência. “A Semana visa realmente mexer com a consciência da sociedade e envolvê-la, fazendo com que os moradores fiquem mais próximos, compreendam mais e mudem sua opinião sobre a pessoa com deficiência, para ajudar a defender mais os direitos deste público e colaborar à sua inclusão”, reforçou a presidente do Conselho.
Sequência das atividades
Dando continuidade às atividades programadas pelo Conselho à 9ª edição da Semana da Pessoa com Deficiência, nesta terça, quarta e sexta-feiras – dias 28, 29 e 31 – estão programadas apresentações culturais em empresas da cidade, a serem realizadas pelos atendidos pelo Ceivi e LarCAB. As mesmas apresentações serão levadas às Escolas Municipais (EMs) e aos Centros de Educação Infantil (CEIs) nestas quarta, quinta e sexta-feiras, dias 29, 30 e 31. Nestas datas, as EMs Professora Magdalena Lébeis e Dr. Abrahão Aun receberão oficinas culturais de atendidos da Apabex, enquanto que o CEI Sítio do Pica-pau Amarelo receberá uma apresentação do LarCAB. Na EM Professor Ricardo Junco Neto haverá a apresentação da fanfarra formada por atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Campo Limpo Paulista.
Ainda nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino serão promovidos nestas terça, quarta e sexta-feiras – dias 28, 29 e 31 – os “Desafios Esportivos”, nos quais na qual entidades da cidade e da região realizarão modalidades esportivas adaptadas nas escolas, contribuindo positivamente à inclusão social entre o público infanto-juvenil. Dentro desta atividade, na EM Professor André Franco Montoro a Apae Campinas promoverá a modalidade basquete; enquanto que a EM Dr. Jair Mendes de Barros terá vôlei sentado coordenado pelo Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama), de Jundiaí. Na EM Centro Integrado de Cidadania (CIC) Eduardo Von Zuben haverá futsal com o Clube Inclusivo Paradesportivo de Limeira.
Além das EMs, o Sant’Anna International School também receberá o “Desafios Esportivos” pela primeira vez, sob a responsabilidade da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), de Osasco, que levará aos alunos a modalidade basquete.
Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), da Rede Municipal de Saúde, as ações de vivência e de sensibilização da população já iniciaram com atividades na UBS do Vila Planalto nesta segunda-feira, dia 27; e seguem até sexta-feira, dia 31, na UBS Jardim Von Zuben, no Centro de Atenção à Saúde da Mulher (Casm) e no Centro Médico Dr. Manoel Matheus Neto. Nesta atividade, os integrantes do Conselho convidam a população a experimentar, por alguns minutos, situações reais em cadeiras de rodas e com o uso de tapa-olhos, a fim de colocar os moradores mais próximos à realidade das pessoas com deficiência visual e física. Na quinta e sexta-feira, dias 30 e 31, as vivências serão realizadas no terminal rodoviário central e também no Supermercado Russi.
Encerramento
No dia 31, às 14 horas, o encerramento oficial da Semana acontecerá no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, com a palestra “Processo de Reabilitação e Inclusão Social” e a apresentação da banda “Música do Silêncio”. A palestra será ministrada por Maria Aparecida Vieira Librete Gomes e por Fabiana Pavani Sancinetti, psicólogas do setor de psicologia de adulto da AACD de Osasco; enquanto que apresentação musical será conduzida por alunos do curso de musicografia braille do Conservatório Municipal de Guarulhos, coordenados pelo professor Fábio Bonvenuto e pelo diretor Paulo Moraes. A banda é formada por estudantes com deficiência auditiva severa de escolas de São Paulo, que participam do projeto de inclusão musical do Conservatório.