Novo serviço da Prefeitura de Vinhedo colabora à manutenção da saúde física e mental de pessoas com mais de 60 anos
Nesta quarta-feira, dia 7, o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, esteve no “Quero Vida”, no Jardim São Matheus, para visitar os idosos que já começaram a ser atendidos por este novo serviço de proteção especial, promovido por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e inaugurado em 29 de fevereiro. A iniciativa, que ajuda na promoção de mais qualidade de vida aos atendidos, é voltada às pessoas com mais de 60 anos, residentes na cidade há pelo menos um ano, que estejam em situação de vulnerabilidade ou risco social, que sejam semidependentes e que não possam contar com os cuidados que precisam de seus familiares nos períodos da manhã e da tarde.
Acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Vinhedo, a primeira-dama Neusa Serafim, e da secretária municipal da pasta, Claudineia Vendemiatti Serafim; o prefeito acompanhou parte da rotina de atendimento, falou com os profissionais que atuam no local e também conversou com os idosos, que se mostraram muito satisfeitos com o novo serviço da Prefeitura de Vinhedo. Moradora do bairro João XXIII, dona Josefa Peres Gutierrez passou a frequentar o “Quero Vida” nesta terça-feira, dia 6, e elogiou bastante o serviço. “Desde o momento em que cheguei, tenho recebido um ótimo tratamento e muito carinho”, disse.
A mesma opinião foi compartilhada por dona Emiko Ogasawara, pelo senhor Brasilino da Silva e por dona Iraci Pereira da Silva, que também são atendidos pelo “Quero Vida”. “Está tudo ótimo, estou adorando. Além disso, fica bem pertinho do Grupo Bem Viver”, comentou dona Emiko, fazendo referência à sede do Serviço de Convívio e de Fortalecimento de Vínculo de Idosos, o Grupo Bem Viver, que fica bem ao lado e promove atividades recreativas, culturais e sociais focadas ao público idoso residente na cidade. Os idosos atendidos pelo “Quero Vida”, inclusive, também são integrados nas atividades promovidas pelo Grupo Bem Viver.
O prefeito Milton Serafim ainda aproveitou sua visita para almoçar com os participantes do novo serviço. O cardápio balanceado teve arroz, feijão, frango assado, acelga, tomate e kiwi de sobremesa. “Eles já são muito bem atendidos, estão integrados socialmente, contam com alimentação adequada, recebem os cuidados com sua higiene e participam de várias atividades pensadas especialmente em suas necessidades, tendo o respaldo que precisam nos momentos em seus familiares precisam trabalhar ou estudar. É ótimo ver que adoraram o espaço e que já se sentem como se estivessem em suas próprias casas”, disse o prefeito.
O “Quero Vida” funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas, na Avenida Presidente Castelo Branco, nº 1.375, no Jardim São Matheus. Para participar do processo de triagem para inclusão neste novo serviço, basta que o idoso ou seu familiar procure o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que fica na Rua Osvaldo Cruz, nº 299, no Centro.
Após manifestar o interesse, a equipe do CREAS realiza uma visita domiciliar ao idoso e à sua família, a fim de identificar se atendem aos pré-requisitos exigidos à inclusão no serviço. Dentre os requisitos avaliados à participação estão a situação socioeconômica do idoso, a situação socioeconômica da família cuidadora, a situação de saúde do idoso, de acordo com os critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); a situação dos cuidadores do idoso, a existência de quadro de violência contra o idoso, o tempo de residência no município da pessoa idosa, a situação de moradia do idoso e a situação socioeconômica dos filhos que não residem com o candidato à inclusão no projeto.
Mais informações podem ser obtidas no CREAS pelos telefones: (19) 3876-7496, 3826-8720 ou 3876-1771; ou pelo e-mail creas.asocial@vinhedo.sp.gov.br.
Rotina de atendimento
Assim que chegam ao “Quero Vida”, os idosos já recebem o café da manhã, das 8 às 8h30, e, em seguida, das 8h30 às 9h30, são estimulados a se exercitarem e a participarem de atividades esportivas. No meio da manhã, das 9h30 às 10 horas, recebem uma nova refeição e já seguem às atividades de recreação social, diferenciadas a cada dia da semana e promovidas das 10 horas às 11h30. Logo após o término da atividade programada ao dia, recebem o almoço das 11h30 às 12h30. “Tudo foi planejado para que tenham uma rotina estruturada e adequada às suas necessidades”, explicou a secretária da pasta, Claudineia Vendemiatti Serafim.
Das 12h30 às 13h30, os idosos tem seu horário de descanso e das 13h30 às 15h30 participam novamente de atividades de inclusão social, recreação e que prezam pela manutenção de sua saúde física e mental. Das 15h30 às 16h30, um novo lanche é servido aos atendidos pelo “Quero Vida”. Às 17 horas, horário de término do atendimento diário, retornam às suas casas. Aos que precisam, a Prefeitura de Vinhedo oferece transporte de ida e volta à residência.