Abrangência e estruturação da iniciativa já são vistas como exemplo de eficiência governamental e modelo mundial; prefeito Milton Serafim comandou cerimônia de inauguração
Mais agilidade e serviços à população, melhoria na viabilização de projetos em diversas áreas públicas, de acordo com as demandas reais da sociedade; mais qualidade no atendimento prestado ao cidadão e promoção de inclusão infossocial, com o uso de tecnologias avançadas. Estas características, que são desejadas pelos moradores de qualquer cidade, já são realidade em Vinhedo, município no qual foi inaugurado oficialmente neste sábado, 4 de fevereiro, o projeto Soluções Integradas Municipal (SIM) Vinhedo Digital. O ato oficial de lançamento da iniciativa, que está transformando o município em uma verdadeira cidade digital, integrou as atividades da solenidade de abertura da 51ª Festa da Uva e 3ª Festa do Vinho e foram comandadas pelo prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.
Planejado e organizado pelo poder executivo com o apoio de doutores e acadêmicos de três importantes instituições de ensino superior do Brasil – da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná e da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) -, o SIM Vinhedo Digital foi idealizado tendo como enfoque principal o cidadão. Foi estruturado para ser uma avançada rede tecnológica de serviços, contemplando a oferta e a ampliação de projetos e iniciativas em prol dos moradores, a melhora contínua na gestão governamental e, ainda, a inclusão digital dos cidadãos com o oferecimento de acesso gratuito à internet banda larga na cidade. A iniciativa faz parte do plano de governo do prefeito Milton Serafim e contou com mais de R$ 5 milhões de investimento.
O secretário municipal de Governo, José Luis Bernegossi, que também integra o Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Prefeitura de Vinhedo, explicou aos presentes no ato inaugural como a iniciativa foi estruturada, o mapa de cobertura do sinal de acesso à internet banda larga gratuita em Vinhedo, a infraestrutura viabilizada e adotada e os benefícios à população, entre outros detalhes. No local, o prefeito Milton Serafim esteve acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Vinhedo, Neusa Serafim, da secretária estadual de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi, e do secretário estadual de Emprego e Relações e do Trabalho, Davi Zaia, além de outras autoridades. Lá, o chefe do executivo de Vinhedo pôde testar de perto o funcionamento de uma casa inteligente e também participou de outra experiência interativa, na qual conversou por videofone com a jovem moradora Raquel Gomes, do bairro Casa Verde, que é uma dos dez moradores da cidade selecionados a participar da etapa de testes de distribuição do sinal de acesso à internet.
Questionada se tudo estava funcionando perfeitamente pela secretária estadual de Agricultura e Abastecimento e se aprovava o projeto, Raquel foi bem rápida na resposta e disse gostar muito do SIM, pois agora tem acesso à internet rápida e de graça, consegue acessar vários sites, baixar conteúdo e fica feliz por saber que tudo funciona muito bem. Ainda como um exemplo de videotelefonema, o prefeito, em tempo real, falou com a estudante Ana Carolina, que estava em uma faculdade em Nova York. "Isso demonstra o quanto podemos avançar e o quanto a população ganhará, gradualmente, com os mais diversos serviços que se tornarão possíveis com o SIM Vinhedo Digital. A possibilidade de fazer videotelefonemas está apenas entre algumas das facilidades", enfatizou Milton Serafim.
Quem esteve presente durante a explanação e experiências interativas, possibilitadas pelo projeto, se mostrou bastante surpreso e elogiou a iniciativa. Entre eles, o prefeito de Pedreira e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), Hamilton Bernardes Júnior. "Vinhedo inaugura uma nova fase e demonstra estar empenhada neste trabalho de inclusão digital e social, é uma referência. Fico muito feliz em ver que a cidade já conta com um programa deste porte, pois o prefeito Milton Serafim mostrou, mais uma vez, que tem olhar diferenciado. Admiro o seu trabalho e digo que os moradores de Vinhedo têm muita sorte em ter um prefeito assim, vocês estão de parabéns", disse.
Para o secretário municipal de Governo, José Luis Bernegossi, a infraestrutura adotada em Vinhedo pode, sim, ser considerada um referencial não apenas regional ou estadual, mas que ultrapassa as barreiras nacionais e chega a ser um modelo de reconhecimento internacional. "Vinhedo, por meio das mãos e com a ousadia do prefeito Milton Serafim, conta hoje com uma iniciativa que a põe, mais uma vez, à frente e a projeta ao futuro. Muito em breve, este projeto será considerado uma das maiores iniciativas de inclusão social, por meio da tecnologia, do Brasil. Beneficiará a população, sobretudo a carente, não apenas com a disponibilização de mais serviços públicos de qualidade e que atendam suas necessidades, mas com a viabilização de meios efetivos que promovam a igualdade de seus direitos e que a faça ter acesso a estes serviços", enfatizou.
Ainda participaram do ato inaugural do SIM Vinhedo Digital o gestor do CTIC, Gilberto Madeira, e o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Prefeitura de Vinhedo, Marcel Santos Silva, que também acompanham até o dia 19 as atividades no stand do projeto, no decorrer da 51ª Festa da Uva e 3ª Festa do Vinho.
O stand
Localizado logo na entrada do Parque Municipal Jayme Ferragut, o stand do projeto SIM Vinhedo Digital foi divido em três áreas, nas quais moradores e visitantes poderão saber mais sobre esta importante iniciativa. Logo na entrada, por exemplo, há um mapa que demonstra as áreas e regiões nas quais foram instalados os mais de 40 quilômetros de cabeamento óptico – chegando a 0,63 metros de cabo por habitante – e colocadas as 78 estações de transmissão de sinal via rádio, que levarão à população sinal de acesso à internet banda larga de forma gratuita. Atualmente, mais de 70% da população já está coberta pelo sinal nesta primeira etapa do projeto. A idealização, elaboração e implementação do Plano Diretor da Infovia de Vinhedo têm a participação do professor Dr. Leonardo de Souza Mendes, coordenador do Laboratório de Redes de Comunicação da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (LaRCom) da Unicamp.
Na primeira das três salas, os interessados conhecem o modelo de interconexão que foi adotado para interligar os órgãos públicos municipais, estaduais e federais, que agora utilizam a mesma rede de transmissão de dados; como foi estruturada esta rede para conectar os diferentes órgãos com o uso de cabeamento óptico, como já é feito o monitoramento, controle e acompanhamento de operabilidade da rede, que funciona 24 horas por dia e sete dias por semana. No local, também é possível se informar como adquirir o kit-cidadão, para usar o sinal de acesso gratuito à internet.
Já na segunda sala, bem ao centro do stand, os cidadãos podem entender um pouco mais como seu dia a dia será facilitado em relação aos serviços públicos prestados na cidade. Na área, além de poder verificar como será agilizado o atendimento público, tendo como exemplo o funcionamento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), é possível participar de experiências interativas, por meio de simulação de videotelefonemas – que será um serviço a ser disponibilizado nas próximas etapas do projeto, com a viabilização da central telefônica virtual – e também verificar o uso da tecnologia para concepção de uma casa inteligente. "Ainda no local há demonstrações do programa ‘Mundo do Saber’, desenvolvido pela Unicamp e que engloba a utilização de jogos digitais idealizados pelos próprios educadores como material de apoio ao processo de ensino-aprendizagem junto aos alunos. Este projeto, aliás, já é feito na forma de piloto nas Escolas Municipais Abel Maria Torres e Professora Magdalena Lébeis, para ser, muito brevemente, adotado em toda a Rede Municipal de Ensino", explicou o prefeito.
Ainda em uma das salas do stand do SIM Vinhedo Digital, os interessados podem atualizar seu cadastro para obter seu número de cidadão e senha, que serão indispensáveis ao uso de todos os serviços a serem disponibilizados por meio do projeto. No espaço, os moradores podem, a partir do fornecimento de seus dados pessoais, conseguir este número que o identificarão em qualquer serviço público que procure em Vinhedo. Com isso, pode conhecer de perto o Portal do Cidadão, com todas as suas funcionalidades e facilidades. "Neste portal, por exemplo, será possível desde acompanhar a vida escolar do seu filho na Rede Municipal de Ensino, verificar as informações constantes em seu cadastro imobiliário e até agendar uma consulta na Rede Municipal de Saúde. Tudo isso com um único número, que identificará todo o histórico relacionado ao cidadão dentro do banco de dados do Cadastro Técnico Municipal, que fomenta todos os órgãos públicos da cidade", disse o secretário municipal de Administração e integrante do CTIC, José Pedro Cahun.
A atualização dos dados é feita dentro do Cadastro Técnico Municipal (CTM), que será utilizado em todas as áreas públicas que prestam atendimento à população. O CTM unifica as informações dos moradores, identificando-os com um registro único, com o qual será possível agilizar seu processo de atendimento nos órgãos municipais e também conhecer mais quais são suas necessidades, colaborando ao aprimoramento e à criação de mais serviços focados em suas demandas reais. "Isso, sem dúvida, será indispensável à gestão governamental, pois com informações atualizadas e reais podemos aliar a tecnologia à tomada de decisões, beneficiando efetivamente à população”, comentou o prefeito Milton Serafim.
Ao lado do professor da PUC-PR, Dr. Denis Alcides Rezende, que também integra o CTIC e é um dos responsáveis pela implementação do SIM Vinhedo Digital, o sistema de gestão do CTM foi planejado, estruturado e viabilizado com a participação do especialista em administração pública, professor Luciano Cintrão, da Unesp. O stand do SIM Vinhedo Digital funciona em todos os dias de festa, de quinta a sexta-feira, das 18 às 22 horas; e aos sábados e domingos, das 10 às 22 horas.
Acesso à internet banda larga
A partir de março, a Prefeitura de Vinhedo disponibilizará aos moradores, gratuitamente, sinal de acesso à internet banda larga, com velocidade de 512 kbps. Para utilizar o sinal será preciso adquirir um kit-cidadão – que será vendido por empresas homologadas pelo executivo à prestação deste serviço – e assinar um termo de responsabilidade sobre o uso do benefício. A atualização do cadastro dos moradores já pode ser feito no stand do SIM Vinhedo Digital, localizado logo na entrada do Parque Municipal Jayme Ferragut, durante as 51ª Festa da Uva e 3ª Festa do Vinhedo. Já os termos deverão ser assinados em uma das duas Centrais SIM Vinhedo Digital que serão criadas na cidade, com unidades no Centro e na Capela.
Aproveitando este benefício do projeto, a Prefeitura de Vinhedo ainda disponibiliza em todo o recinto do Parque Municipal Jayme Ferragut acesso gratuito à internet aos visitantes, que podem acessar a rede por meio do sinal disponibilizado pelo SIM Vinhedo Digital. Em média, cerca de cem pessoas estão acessando, por hora, o sinal de acesso à internet gratuita no recinto das festas da uva e do vinho.
Os eventos
As festas da uva e do vinho de Vinhedo prosseguem até o dia 19 deste mês, repletas de atrações. São consideradas os eventos mais tradicionais da cidade e contam com a programação de shows noturnos, com artistas reconhecidos no cenário musical brasileiro, venda de frutas diversas, vinhos e sucos artesanais, ampla praça de alimentação, feira de artesanato, minisshopping, parque de diversões, exposição de frutas premiadas, roteiros turísticos, leilão de frutas, além de atrações culturais e diversificadas nos dois palcos montados no interior do Parque e apresentações itinerantes. Mais informações podem ser obtidas no site: www.festadauva.com.br.